Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Capa da Veja mostra Bolsonaro eleito no 1º turno com 87,5% em pesquisa #boato

Capa da Veja mostra Bolsonaro eleito no 1º turno com 87,5% em pesquisa #boato

Capa da Veja mostra Bolsonaro eleito no 1º turno com 87,5% em pesquisa, diz boato (Foto: Reprodução/Instagram)

Boato – Pesquisa da Veja “com números reais” mostra Bolsonaro eleito no 1º turno com 87,5%. Capa da revista exalta números.

É fato que, principalmente, por causa do Auxílio Emergencial, o índice de aprovação do presidente Jair Bolsonaro aumentou um pouco nos últimos meses. Porém, há “fãs do presidente” que forçam a barra. Na última história que circula online, há uma suposta capa da revista Veja que mostraria “números expressivos”.

A capa em questão mostraria que Bolsonaro teria 87,5% de votos nas eleições de 2022. Ou seja: de acordo com uma pesquisa, ele seria eleito em primeiro turno. A imagem ainda cita supostas falas de Trump sobre o presidente brasileiro. Leia o texto da imagem e algumas das mensagens que circulam online:

O primeiro presidente honesto do Brasil. Edição especial. Veja. O Presidente dos E.U.A. Donald Trump parabeniza o Bolsonaro. “Cresceremos juntos” disse: Trump. O país todo está nas ruas comemorando o fato histórico. O otimismo toma conta do Brasil. 87,5% do Brasil elege Bolsonaro no primeiro turno. Até que enfim uma pesquisa com números REAIS #BOLSONARO reeleito no 1° turno com 87,5% de votos #COMPARTILHE!!!

Capa da Veja mostra Bolsonaro eleito no 1º turno com 87,5% em pesquisa?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A tal mensagem se espalhou com muita força em redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook (principalmente entre grupos bolsonaristas). Porém, a suposta capa da Veja é falsa e não há qualquer pesquisa que mostre que o presidente tenha 87,5% de intenções de voto para 2022 ou mesmo 87,5% de aprovação.

A mensagem e o histórico já nos chamou atenção. Ela tem características de boatos como ser vaga, alarmista e ter erros de português. Para além disso, “capas de revista” são um prato cheio para boatos online. A quantidade é tão grande que já fizemos até uma lista relacionada a esse tipo de fake lá em 2018.

Uma característica de boato que não encontramos na mensagem foi a “falta de citação de fontes confiáveis”. Isso facilitou, e muito, a nossa checagem. Bastou fazer uma busca pelas capas da Veja e descobrir que não há qualquer capa ufanista exaltando Bolsonaro. Por sinal, a capa em questão é tão falsa que é datada de 7 de novembro de 2018. Muito provavelmente, trata-se de um fake já circulava na internet desde 2018.

Se a capa é falsa, a pesquisa citada nos comentários também é. Como era se imaginar (dado o equilíbrio da polarização), os números de Bolsonaro em uma eventual eleição em 2022 ou em índices de aprovação estão bem distantes de 87,5%. A última pesquisa Ibope mostra Bolsonaro com 40% de aprovação. Já a última pesquisa eleitoral que tivemos acesso mostra o presidente com 35% da intenção de votos em uma eventual disputa para 2022.

Resumindo: nem a Veja publicou uma capa apontando que Bolsonaro venceria no primeiro turno com 87,5% em 2022 tampouco há qualquer pesquisa (tanto de intenção de votos como de popularidade) que mostre esses números atribuídos ao presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK