Ronaldo Caiado divulga áudio atacando Alexandre de Moraes, Doria e o PSDB #boato

Boato – O governador de Goiás Ronaldo Caiado publicou um áudio na internet no qual ataca o ministro do STF Alexandre de Moraes, faz críticas a Doria, ao PSDB e defende Bolsonaro.

Quase todos os dias, temos que vir aqui no Boatos.org para desmentir uma informação falsa relacionada ao um áudio (normalmente com viés favorável a Bolsonaro) atribuído à pessoa errada. O último arquivo que entrou neste “rol” é uma suposta mensagem atribuída ao governador de Goiás Ronaldo Caiado.

Uma mensagem com o seguinte teor “É o Caiado! Governador de Goiás que rompeu com o Bolsonaro! Agora resolveu falar!!!” começou a circular na internet acompanhado de um áudio no qual um homem critica a decisão de Alexandre de Moraes (ministro do STF) de impedir a posse de Alexandre Ramagem na PF, diz que Moraes é do PCC, liga ele a outros políticos, faz críticas a Doria, ao PSDB e diz, no final, que “Bolsonaro tem razão”. Leia a transcrição do áudio (feita automaticamente no YouTube):

E preste bem atenção você que tem um desejo de arrancar a cabeça do bolsonaro por que que a nomeação do ramagem para chefiar a polícia federal tá dando de novo uma tpm no stf supremo tribunal federal o alexandre moraes o careca ministro do supremo quando numa decisão monocrática suspende por enquanto a nomeação do ramage para chefiar a polícia federal afronta a prerrogativa do presidente da república isso é cláusula pétrea na constituição que é direito do presidente e sua lei nomear o chefe da polícia federal até aí não tem novidade mas qual é a novidade?

Quem é o alexandre moraes e que interesses ele defende o alexandre morais do careca é o mesmo que foi advogado do pcc é o mesmo que durante o governo geraldo alckmin foi secretário de justiça de são paulo no período que o pcc brecou são paulo tocou o terror em são paulo e bo em boa parte do brasil alguém se lembra disso alguns anos atrás o alexandre morais é o mesmo que foi secretário do serviço municipal de transportes públicos de são paulo a capital no governo do kassab é o mesmo que é filiado ao psdb é o mesmo que foi colocado no supremo tribunal federal pelo temer é o mesmo alexandre moraes e o careca que foi ministro da justiça e da segurança pública nos dois anos de governo temer é esse mesmo alexandre morais que durante a lava-jato paulista ajudou a brecar as investigações da lava-jato paulista para não prender criminosos tucanos do psdb e quem é que ajudou a brecar lava-jato paulista disney rossetti que era delegado da polícia federal chefe da polícia federal paulista o mesmo nome disney o chefe defendido agora recentemente o sérgio moro para ser substituto do vallejo casual vallejo sair se consegue entender que aécio fhc e companhia limitada não vão tão cedo para cadeia consegue entender que a jogada do muro em tirar o lula da disputa das eleições era para enterrar o pt e trazer uma condição de que o alckmin fosse eleito presidente da república salvando o psdb consegue entender recentemente a ligação do dorian pedindo para que o paulo guedes desembarque do governo porque os dois pilares de sustentação eram sérgio moro na moralidade e o paulo guedes na economia consegue entender que o psdb é esse é esse corno que não dá a menor importância em ser corno mas faz questão de cornear nação

o psdb é o pt sem barba o psdb ao pt sem barba que não pratica o serviço sujo que é matar que o pt mata mas o psdb é o pt sem barba usando camisa polo gravatas elegantes fazendo discurso bonito e colocando uma tora da grossura imensa na cauda do povo brasileiro compreendendo que o hamachi que vai ser o chefe da polícia federal nomeado pelo bolsonaro chefe da abin que agência brasileira de inteligência sabe de muitas coisas e que podem desmontar novamente o parque de diversões que é chefiado por quadrilhas com psdb e limpar o brasil é para mulheres de honra e de fibra e para homens de honra de fibra o bolsonaro tem razão e preste bem atenção

Ronaldo Caiado divulgou um áudio atacando Alexandre de Moraes, Doria e o PSDB

A mensagem se espalhou com muita força na internet e chamou atenção por aí. Mas será mesmo que o governador de Goiás Ronaldo Caiado gravou o tal áudio no WhatsApp defendendo Bolsonaro e atacando Alexandre de Moraes, Doria e o PSDB? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos chamou atenção. Além de ter algumas das principais características de boatos online (como ser vago, alarmista e não citar fontes confiáveis), esse tipo de boato tem sido recorrente na internet. Volta e meia circula na internet uma mensagem pró-Bolsonaro atribuída a alguém famoso (ou nem tanto). Nos últimos tempos, por exemplo, desmentimos áudios falsamente atribuídos a Janaína Paschoal, Rita Mundim, Walter Braga Netto, Ricardo Amorim, entre outros.

Para além disso, o próprio teor do áudio nos fez ficar desconfiados. Além do tom conspiratório (típico dos bolsonaristas mais aficionados), a mensagem mostra um posicionamento que não condiz muito com o do governador Ronaldo Caiado (que, por exemplo, diverge de Bolsonaro em relação ao isolamento social).

Pois bem, bastou uma busca nas redes sociais do governador para ver que a informação é falsa. Por meio do Twitter, Ronaldo Caiado negou que tenha gravado o áudio e discordou totalmente do conteúdo. Leia o que ele disse:

Circula em grupos de WhatsApp ÁUDIO FAKE atribuído a mim com comentários sobre a não nomeação de Ramagem na PF. Reafirmo que a voz e o conteúdo não são meus. Jamais faria comentário antidemocrático. E não conseguiram imitar sequer meu sotaque goiano. Não caia em fake news.

Para terminar, é bom citar que, de fato, o tom de voz do sujeito e o sotaque não se parecem com os do governador de Goiás. Se foi uma tentativa de imitação (o que não parece ter sido) foi muito mal feita.

Resumindo: a história que aponta que Ronaldo Caiado, governador de Goiás, gravou um áudio falando mal de Alexandre de Moraes, Doria, PSDB etc. é falsa. A voz não é de Caiado e o próprio negou a autoria.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet