Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT cria “movimento sem empresa” projeto para expropriar empresas #boato

PT cria “movimento sem empresa” projeto para expropriar empresas #boato

PT cria movimento sem empresa projeto para expropriar empresas, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – PT cria Movimento Sem Empresa, que deve começar a atuar nos próximos meses, no Paraná, por meio de sindicato

Sem dúvida alguma, um dos discursos mais ouvidos durante as eleições presidenciais de 2022 foi de que Lula e o PT transformariam o Brasil em uma Venezuela (ou Cuba). Essa ideia foi difundida em inúmeros grupos bolsonaristas por toda a internet.

Como consequência, observamos diversas fake news sobre o assunto circularem por aí. Dentre elas, tivemos histórias falsas que diziam que Lula e o PT confiscariam a sua poupança, colocariam mendigos dentro da sua casa e até narrativas de que o comunismo seria implementado no Brasil.

E quando pensávamos que esse tipo de história já tinha sido superada, eis que uma nova narrativa aparece nas redes sociais. De acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, o PT teria criado o Movimento Sem Empresa. Segundo a publicação, o movimento iria começar no Paraná, nos próximos meses, após a criação de um sindicato especializado em organizar a causa. Ainda segundo a história, as ações do movimento teriam o aval do STF. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Movimento Sem Empresa – MSE. E o Brasil tá ficando cada dia melhor. Movimento Sem Empresa. Vamos escutar. Eu vou até sentar aqui com vocês, pra gente escutar um áudio muito, mas muito interessante: ‘foi muito produtiva, tá? Nós aqui do Paraná vamos ter o privilégio de sermos o primeiro, já temos o apoio do sindicato também. Na verdade, vai tá surgindo aí nos próximos meses, 3 meses aí, no primeiro trimestre já teremos aí um novo sindicato, que vai tá tratando desses assuntos por nós. É necessário, é necessário, já comunico a vocês, é necessário nós todos estarmos afiliados ao sindicato para que possamos ter certos privilégios, ok? Assim que o sindicato for formalizado, se tiver tudo correto, é onde vai abrir o novo movimento.

Por enquanto, o movimento ainda, o nome do movimento vai ser o nome simples, vamos manter já o que nós temos, né? Pois vai ser o movimento sem empresa, tá? Sabemos que existem muitas empresas aí fajutas, empresas que são só de fachada, outras não fazem o que deve ser feito, pagam poucos funcionários, não atuam da forma necessária com os trabalhadores. Então, essas empresas aí é a qual nós tomaremos posse, certo? Teremos o aval aí do STF, pra fazermos tudo dentro da lei, para que não possamos aí termos prejuízos futuro’. Interessante, né? Isso acontece em alguns países que a gente não pode mais nem falar o nome por aqui, mas é um movimento bem interessante. Movimento Sem Empresas. E parece que vai começar no Paraná. Gente… Escreve aí, que que cê acha? Isso seria interessante ser compartilhado! Fazuéle”.

Versão 2: “Assim que o sindicato estiver pronto, todos devem estar afiliados ao sindicato ou não terá participação alguma. Para ter esses benefícios, tem que estar afiliado ao sindicato, tá? Então, quero agradecer a todos vocês aí. É uma vitória muito grande pra nós. Vamos, a partir de janeiro, já vamos ter uma grande conquista aí. E quero pedir a vocês também que não repassem essa mensagem. Isso aqui é pra um grupo seleto de pessoas. Se caso descobrirem, esse projeto nosso aí vai dar muito problema, ok pessoal? Um grande abraço”.

Análise da mensagem que está circulando

A história de hoje foi se construindo em diversas redes sociais. A princípio, a história viralizou a partir de um áudio no WhatsApp e no Telegram. E posteriormente, começou a ser compartilhado em outras redes sociais, como Twitter e Tik Tok, onde apenas uma publicação já conta com quase 2 mil compartilhamentos.

Como já mencionamos anteriormente, esse tipo de história falsa se popularizou, principalmente, nas eleições de 2022 e rendeu muitas fake news já desmentidas pelo Boatos.org (aqui, aqui e aqui).

Além disso, a história de hoje apresenta alguns detalhes recorrentes em fake news na internet, que nos deixaram com um pé atrás. Por exemplo, o caráter vago (não cita o nome da pessoa que enviou o áudio) e extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. A partir daí, algumas questões começaram a surgir: o PT tem algum projeto de expropriação de empresas? O Movimento Sem Empresa realmente existe? E quem é o homem por trás dos áudios? Vamos responder tudo a seguir.

O PT tem algum projeto em que vai expropriar empresas?

Não. Essa história surgiu em fevereiro de 2023, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar o decreto 11.407. O decreto prevê a criação do Sistema de Participação Social, que institui a participação de movimentos sociais na elaboração e avaliação de políticas públicas. A história chegou a ser desmentida em 2022 pelo Projeto Comprova. E não, o decreto não prevê o confisco da propriedade privada e nem de empresas.

O movimento sem empresa existe?

Também não! Como explicou o Projeto Comprova, em 2022, a Constituição até prevê a desapropriação ou a expropriação de propriedade, mas existe um processo a ser cumprido. Você não pode simplesmente chegar no lugar e expulsar a pessoa. Quando a ação é determinada pelo Estado, o governo precisa esperar a decisão da Justiça e ainda indenizar o proprietário. Nada é feito à base de força bruta ou pura e simples vontade.

Além disso, não existem elementos que possam sustentar a existência de um Movimento Sem Empresa. Nem por parte do PT e nem por parte da sociedade civil. A pessoa que fala no áudio apenas cita o estado do Paraná e a criação de um suposto sindicato. Se tudo estivesse realmente encaminhado, com certeza existiria a divulgação do local e como contatar o suposto sindicato. Porém, não existem informações desse tipo.

Quem é o homem que aparece no arquivo do “movimento sem empresa”?

Infelizmente, não descobrimos essa informação. Porém, histórias falsas desse tipo costumam usar áudio falsos, onde uma pessoa interpreta o personagem e divulga a história, mesmo sabendo que ela não é real. O áudio (ou vídeo) construído é uma forma de passar credibilidade à história, mostrando que existem pessoas vivenciando aquela situação, e criar pânico (o que acaba unindo classes de pessoas – nesse caso, donos de empresa). Outra possibilidade é que os áudios tenham sido retirados de contexto.

Em resumo: a história que diz que o PT criou o Movimento Sem Empresa para expropriar empresas é falsa! Não existe nenhum projeto do governo federal que prevê a criação do Movimento Sem Empresa. Além disso, a expropriação de propriedades está prevista na Constituição, mas deve respeitar todo o processo, como o andamento do pedido na Justiça e a indenização financeira por parte do governo. Por fim, não encontramos mais informações sobre o suposto sindicato que estaria sendo criado para esse fim. E se a intenção é que o maior número de pessoas se filie a ele, o mínimo que existiria seria uma divulgação ampla das informações.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm