Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula vai confiscar dinheiro da poupança e outras aplicações, aponta matéria da CNN #boato

Lula vai confiscar dinheiro da poupança e outras aplicações, aponta matéria da CNN #boato

Lula vai confiscar dinheiro da poupança e outras aplicações, aponta matéria da CNN, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Matéria da CNN mostra que Lula vai confiscar dinheiro da poupança e de outras aplicações financeiras, caso vença as eleições de 2022. 

E demos oficialmente a largada às eleições brasileiras de 2022. Pelo menos, no mundo das fake news. Demorou, mas não tardou. Com o anúncio dos nomes dos pré-candidatos e o início de viagens para fortalecer alianças, as histórias falsas começaram a pipocar na internet.

Como em outros anos, as histórias versam sobre supostos feitos de determinados candidatos e sobre supostos crimes cometidos por outros candidatos. Em geral, as histórias das últimas eleições têm se repetido.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria confiscar o dinheiro da poupança e de outras aplicações de todos os brasileiros. Segundo a história, a prova seria uma matéria da CNN. Ainda de acordo com a história, a prática faria parte do estatuto do PT. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Quem tem dinheiro no banco, na poupança, na previdência privada, nos investimentos, nos imóveis, nas empresas, nos negócios e nas aplicações em geral é melhor ficar de olho. Isso tudo está no estatuto do PT. Lula vai tomar o seu dinheiro para dividir com os petistas”.

Lula vai confiscar dinheiro da poupança e outras aplicações, aponta matéria da CNN?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos eleitores apreensivos. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta das fontes apontadas pela história.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao contrário de outras fake news, a história de hoje aponta uma referência confiável, que é a rede CNN. E uma rápida conferida na matéria apontada pela história desmente toda a tese.

A matéria citada pela história não fala nada sobre Lula confiscar poupanças e outras aplicações financeiras, caso vença as eleições. Na realidade, a reportagem trata sobre um documento assinado por uma ala do PT que defende a suspensão temporária de regras fiscais, caso Lula seja eleito. A ala pede para que as regras fiscais adotada pelo governo Bolsonaro sejam suspensas temporariamente para que Lula possa “enfrentar o caos herdado do governo anterior”. A situação se configuraria como medida emergencial em âmbito nacional, ou seja, possui um tempo limite para ser executada.

Como é possível ver, a matéria não fala nada sobre confisco de poupanças e aplicações financeiras. O que o documento pede é a instauração de uma situação de emergência onde se pode utilizar o Orçamento sem nenhuma restrição durante esse período, especialmente, para as necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, educação e emprego.

Já a história de que essa prática estaria descrita no estatuto do PT é uma fake news antiga. A equipe do Boatos.org já desmentiu essa história em 2016. Na época, a história afirmava que o PT teria divulgado seu plano de dominação comunista. Entretanto, o material se tratava de uma ata de evento que reunia pautas diversas e correntes do partido que foram discutidas em algum evento do PT.

Por fim, também não encontramos nada relacionado a promessas de confisco ou coisas do tipo. Se isso não bastasse, essa teoria já foi utilizada em outra fake news. Em 2018, durante as eleições, uma história apontava que a esquerda iria confiscar as poupanças se vencesse o pleito. A história foi desmentida pela equipe do Boatos.org aqui. E bem, depois da experiência desastrosa proporcionada pelo governo Collor, a lógica é que esse tipo de prática não se repita.

Em resumo: a história que diz que Lula vai confiscar as poupanças e outras aplicações financeiras caso vença as eleições é falsa! A referência citada pela história desmente toda a informação. A reportagem da CNN não fala em nenhum momento sobre confisco de poupança, mas sim sobre um documento assinado por uma ala do PT que defende a suspensão temporária das regras fiscais do Orçamento para que Lula possa enfrentar o caos causado pelo governo Bolsonaro, caso vença as eleições. Na prática, isso permite que Lula estoure o Orçamento para poder investir nas mais diversas áreas, como saúde, educação, emprego etc. Além disso, a história de que essa prática estaria descrita no estatuto do PT é uma outra fake news bastante antiga e já desmentida aqui no Boatos.org. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: