Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula mandou sem-teto invadir casa em Guarapuava e pedir “moradia social” #boato

Lula mandou sem-teto invadir casa em Guarapuava e pedir “moradia social” #boato

Lula mandou sem-teto invadir casa em Guarapuava e pedir “moradia social”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se Lula ganhar, os sem-tetos terão direito a moradia social e vão poder dividir as casas. Isso já acontece em Guarapuava com o MST e MTST.

A cada dia, um assunto acaba sendo batido nesta campanha eleitoral. O último tópico que vimos aponta para o “caos” que viria com Lula por parte do MST e MTST. E, na história de agora, temos um suposto evento que teria ocorrido em Guarapuava.

De acordo com uma mensagem que circula online, movimentos como o MST e MTST já estão se organizando para pedir uma medida de Lula: invadir casa das outras pessoas e pedir para morar junto (com a chamada moradia social).

Um áudio aponta que uma família já começou a fazer isso. A mulher aponta que ficou “sem saber o que fazer” e dá a entender que, se Lula ganhar, a lei da moradia social vai passar a valer. Leia a transcrição do áudio que circula por aí:

Bom dia pessoal, meu nome é […] moro em Guarapuava e isso aconteceu aqui em casa ontem a tarde. Agora que a gente tá se recuperando e conseguindo avaliar o que aconteceu. O meu esposo estava na frente de casa. Aparece um senhor de quase 35, 40 anos, com a maior cara de pau e disse: com a esposa e dois filhos e que ele precisava de ajuda por um mês. Meu esposo ficou olhando para ele e ele simplesmente falou: eu quero a moradia social, eu quero morar aqui há um mês e daí a gente vê como fica.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Meu esposo ficou sem ação. Como é que pode? I homem nem ganhou ainda e as pessoas já estão escolhendo a casa onde morar. Isso aconteceu na minha casa ontem. Meu esposo quase teve um infarto. Nós ficamos, porque eu e meu esposo somos pessoas de idade. Ficamos assim, sem ação. Daí, eu falei assim. Não, eu vou esparramar porque as pessoas de bem precisam saber o que tá aconteceu. O pessoal sem teto, sem terra, tão se organizando, que isso sirva de alerta, e eles vão tomar conta. Gente, não podemos deixar isso acontecer.

Isso aconteceu aqui na minha casa, isso não é mentira. Eu, meu esposo tem mais de 70 anos. Eu tenho mais de 60. O que nós vamos fazer, como a gente vai enfrentar uma situação dessas. O que a gente vai fazer É um alerta sim. Fiquem atentos. Desculpa pessoal, eu gravei o áudio e não falei a data. Mas, foi ontem e ontem foi dia 3 de outubro de 2022. Foi isso que aconteceu na data de ontem, 3 de outubro de 2022. Um dia depois da eleição.

Lula mandou sem-teto invadir casa em Guarapuava e pedir “moradia social”?

Não vamos entrar no mérito se a história da família que sofreu a tentativa de invasão e pedido de “moradia social” é real. Porém, temos que falar que, mesmo que o relato não tenha sido inventado apenas com o intuito de gerar uma fake news, Lula e as eleições não têm nenhuma relação com isso.

Vamos pensar nas hipóteses do que pode ter ocorrido. A primeira hipótese é que alguém de má-fé chegou à casa da família de Guarapuava e disse que ia morar no lugar delas se aproveitando de uma informação falsa de que Lula havia liberado o “projeto de moradia social”. Aqui cabe um parênteses:

A história que aponta que Lula tem um plano de que pessoas ricas dividam casas com pobres é uma fake news muito antiga no Brasil (há relatos desta mentira desde as eleições de 1989). Nos últimos tempos, a história ganhou fôlego por conta de uma fake news desta natureza na Colômbia.

O fato é que Lula não tem o plano de criar o tal projeto e muito menos ele poderia estar valendo no momento (em que ele sequer está no poder para criar uma MP ou enviar um projeto, que obviamente seriam derrubados).

Voltando à história: o que a mulher poderia ter feito (em vez de criar um áudio e gerar uma fake news contra Lula)? Ela poderia ter chamado a polícia ou mesmo dito as pessoas que queriam a moradia social que não existir qualquer lei que aplacasse isso (ela parece ser inteligente para saber, não?).

A segunda hipótese (caso o relato seja real), é de que os invasores também tenham sido enganados pela informação falsa de que poderiam entrar na casa dos outros graças ao tal projeto “moradia social”. Novamente, uma conversa (mesmo que mediada pela polícia) resolveria a história. E mais uma vez, Lula não tem nada a ver com isso.

A terceira hipótese é de que o relato tenha sido completamente inventado. Não podemos cravar que isso tenha acontecido (até porque é possível que as situação A e B tenham se desenrolado), mas uma coisa não muda: o projeto da “moradia social” continua sendo falso e não há movimento de “divisão de casas” entre desconhecidos.

Resumindo: não dá para dizer que o relato é real ou não (apesar de não existir qualquer prova de que seja). Mesmo com isso, podemos apontar que é falsa a informação que aponta que o MST e Lula planejam adotar a moradia social e fazer com que as pessoas invadem casas para dividi-las.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: