Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Proprietários de casas vazias do Brasil vão perder imóveis por ordem de Lula #boato

Proprietários de casas vazias do Brasil vão perder imóveis por ordem de Lula #boato

Proprietários de casas vazias do Brasil vão perder imóveis por ordem de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Faz o L! Lula mandou proprietários de casas vazias do Brasil darem uso a imóveis sob pena de o governo confiscar.

Boa parte das críticas vindas de oposicionistas do governo Lula se utiliza do termo “faz o L” perante alguma suposta situação do novo governo. Só há um detalhe: nem tudo que é dito é real. É o caso da história de hoje.

De acordo com mensagens que circulam online, Lula teria mandado proprietários de casas vazias darem uso às moradias sob pena de ela serem arrendadas compulsoriamente. Junto à suposta notícia, há mensagens com a expressão “Faz o L” ou “Fazuelly”. Leia alguns dos textos que estão circulando online:

Versão 1: Proprietários de casas vazias vão ter prazo para dar uso a imóvel antes de o Estado entrar Só depois desse período, que ainda não está definido, é que o Estado arrenda de forma coerciva. De fora ficam as casas de férias, de emigrantes, pessoas deslocadas por razões de saúde ou profissionais e ainda pessoas em lares ou cuidadores informais. Plano em consulta pública até 10 de março. Daí ? FAZUÉLI. Versão 2: FA ZU ELI seus trouxas estão avançando, é só o começo…chora não, vcs foram avisados

Proprietários de casas vazias do Brasil vão perder imóveis por ordem de Lula?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O que não faltou foi gente compartilhando a história e falando por aí “faz o L”. Porém, a história que aponta que Lula teve a tal decisão sobre os proprietários de casas vazias no Brasil é falsa. Na realidade, houve “um errinho” de interpretação.

Para chegar à veracidade da informação, fizemos o básico: buscamos pela origem da notícia em questão. É fato que haja um governo com medidas voltadas a proprietários de casas desocupadas. Porém, não é o de Lula.

Na realidade, a medida está sendo discutida em Portugal. A Câmara de Lisboa se dispôs a realizar a ação há algum tempo. Porém, a medida ainda vai ser discutida para ser apresentada ao governo do país.

Para além disso, o governo do país tem um plano de monitorar casas vazias em Portugal que sejam consideradas “devolutas” para, em acordo com os proprietários, alugá-las (e repassar o dinheiro ao proprietário) para outras pessoas. Casas de verão, por exemplo, não entram neste escopo.

No Brasil, não há qualquer medida neste sentido que esteja em vigência ou em planos. Lula e o governo nunca tocaram no assunto (até porque a situação de moradias aqui é distinta em relação a Portugal) e, neste caso, falar “faz o L” não faz nenhum sentido.

Resumindo: ao contrário do que dão a entender mensagens, as medidas sobre casas vazias e o Estado não estão relacionadas ao Brasil. Trata-se de um plano de Portugal que não tem qualquer relação (pele menos até o momento) da nossa realidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso