Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lulinha, filho de Lula, foi preso no Paraguai por posse de drogas #boato

Lulinha, filho de Lula, foi preso no Paraguai por posse de drogas #boato

Lulinha, filho de Lula, foi preso no Paraguai por posse de drogas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lulinha, filho do presidente Lula, acabou de ser preso no Paraguai. Ele estava com posse de 32kg de pasta base de cocaína. Notícia saiu no g1.

O ritmo de fake news sobre política caiu vertiginosamente nos últimos dias. Além de bolsonaristas radicais (sem dúvida, o nicho político mais propenso a espalhar desinformação) estarem nas cordas judicialmente falando, não é o melhor momento para “atiçar a polarização”. Mesmo assim, uma história bizarra que outra ainda circula online.

De acordo com um print de uma suposta matéria do portal g1, Lulinha (que seria Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Lula) teria sido preso no Paraguai com 32kg de pasta base de cocaína. Leia o teor da mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Lulinha preso no Paraguai De posse de entorpecentes, foi flagrado pela guarda nacional do PY. Por Joana Mota Atualizado há 17 minutos Preso hoje em Pedro Juan Caballero no Paraguai Fábio Luiz lula da Silva (Lulinha), com aproximadamente 32 kg de pasta base de cocaína, o mesmo fica em poder da guarda nacional aguardando procedimentos diplomáticos, presidente ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Lulinha, filho de Lula, foi preso no Paraguai por posse de drogas?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não faltou gente compartilhando a imagem da suposta matéria em questão, principalmente no WhatsApp. Porém, é falsa a informação que aponta que o “Lulinha” foi preso no Paraguai.

A mensagem já nos causa estranheza por um fator: a quantidade de erros de português contidos no texto. O g1 não colocaria “PY” como Paraguai, não erraria no excesso de vírgulas (e falta de pontos) e, ainda, não colocaria letra minúscula em Guarda Nacional e no nome Lula.

Ao buscar pela notícia, nada encontramos sobre a suposta prisão. Pelo contrário, conseguimos achar dois pontos que mostram que se trata de uma fake news.

O primeiro está no histórico de fake news que surgem de páginas adulteradas do g1. Com base em uma tática manjada (alterar o código-fonte para depois printar o conteúdo adulterado), não são poucas as fake news que foram atribuídas ao portal de notícias da Globo (você pode ver exemplos aqui, aqui e aqui).

O segundo é a imagem. A imagem de uma pessoa presa não é do filho do presidente Lula. Na realidade, a pessoa que está na foto é Adriano de Nóbrega, miliciano com ligação com a família Bolsonaro e que foi morto em operação da polícia na Bahia.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lulinha, filho de Lula foi preso no Paraguai por posse de drogas. A notícia é uma adulteração de uma notícia do g1 e a foto sequer é de Fábio Luís Lula da Silva.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso