Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Prefeito de Garanhuns (PE) manda derrubar estátua de Lula #boato

Prefeito de Garanhuns (PE) manda derrubar estátua de Lula #boato

Prefeito de Garanhuns (PE) manda derrubar estátua de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Silvano Albino, prefeito de Garanhuns (Pernambuco), mandou retroescavadeira derrubar estátua de Lula com medo de ser linchado pela população. 

Até as eleições de 2022, o nome do ex-presidente Lula aparecerá muito em páginas do noticiário e dos sites de fact-checking. Só nos últimos dias, no Boatos.org, apareceram histórias envolvendo as riquezas de Lulinha, ameaças a padres e pastores e o governo Bolsonaro.

A última que circula online aponta para um print da Veja, em que aparece uma imagem de uma estátua sendo retirada por uma retroescavadeira. A legenda diz “bulldozer da prefeitura derruba estátua de filho ilustre de Garanhuns”. Na manchete, o texto aponta que o prefeito de Garanhuns, Silvano Albino, mandou derrubar a estátua de Lula, construída onde o ex-presidente nasceu. Leia o que diz a mensagem:

Prefeito de Garanhuns manda derrubar estátua de Lula. Temendo ser linchado, prefeito de Garanhuns (PE) declarou: “Minha vida vale mais que a ostentação da figura desse filho da puta”. Bulldozer da prefeitura derruba estátua de filho ilustre de Garanhuns PE. Povo comemora nas ruas e praças. 

Prefeito de Garanhuns (PE) mandou derrubar estátua de Lula?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A manchete, atribuída a Veja, fez sucesso entre eleitores antipetistas e apoiadores do presidente Bolsonaro. O que quem comemorou não sabia é que a imagem nada tem a ver com a estátua de Lula e que, por sinal, a tal estátua sequer existe.

Alguns indícios nos levaram ao boato. Isso porque o texto carrega o enredo clássico de boatos online: vaga, alarmista e sem datas e fontes confiáveis. Como você pode imaginar, o histórico de boatos sobre o petista também levanta suspeitas (veja aqui, aqui e aqui).

Não bastasse isso, ao buscar por qualquer matéria sobre o assunto na Veja, não encontramos nada. Aliás, não encontramos o caso em nenhuma fonte confiável. Curiosamente, a estátua de Lula, supostamente construída na cidade onde o ex-presidente nasceu, no Agreste de Pernambuco, não existe. Exatamente! Em 2015, o na época prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), afirmou que “apesar de ser terra natal de Lula, não há esse tipo de monumento por lá”.

Mais uma vez, a própria prefeitura desmentiu a história. Em uma publicação no Facebook, a Prefeitura de Garanhuns informou que não derrubou nenhuma estátua no município. Em nota, a prefeitura informou que trata-se de uma “fake news” e que a “tal estátua nunca existiu, o que torna a informação falsa ainda mais equivocada”. Leia:

A Prefeitura de Garanhuns-PE esclarece que não derrubou nenhuma estátua no município, consequentemente é Fake News a informação que vem sendo compartilhada nas redes sociais que afirma que uma estátua do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva havia sido derrubada no município. Vale salientar que tal estátua nunca existiu, o que torna a informação falsa ainda mais equivocada. Esta Fake News é antiga. Não compartilhem notícias falsas.

Ah, mas e a foto? Pois bem, ao buscar pela imagem, encontramos a explicação nesta matéria do Jornal O Globo. Em 2015, a prefeitura de Taquari, no Rio Grande do Sul, retirou o busto do general Arthur da Costa e Silva, instalado em 1976 no parque da Lagoa Armênia.

Resumindo: o prefeito de Garanhuns (PE) não mandou derrubar a estátua de Lula. Isso porque a estátua do ex-presidente Lula sequer existe. Trata-se de um boato antigo que voltou a circular nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: