Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula e Haddad posam com faixa “Lázaro é inocente” #boato

Lula e Haddad posam com faixa “Lázaro é inocente” #boato

Lula e Haddad posam com faixa “Lázaro é inocente”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o ex-presidente Lula e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad segurando uma faixa com os dizeres “Lázaro é inocente”.

Depois de tantos dias de fuga, o nome de Lázaro Barbosa (que matou uma família inteira em Ceilândia, no Distrito Federal, e tem cometido alguns crimes durante a perseguição policial) tem figurado com frequência em notícias falsas na internet. O último caso aponta para (mais uma) suposta ligação dele com o ex-presidente Lula.

De acordo com uma imagem que está viralizando entre grupos bolsonaristas, Lula e Fernando Haddad (ex-prefeito de São Paulo) estariam segurando uma faixa com os dizeres “Lázaro é inocente”. A foto tem sido acompanhado por mensagens como “O mesmo juiz que soltou Lula… Vai declarar Lázaro inocente..” e “Papai Noel existe, coelhinho da Páscoa existe, o Vírus, foi acidental, Lula é inocente e o STF e imparcial! Hj é 1° de Abril?”. Veja a imagem:

Lula e Haddad posaram com faixa “Lázaro é inocente”?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A imagem se espalhou muito (principalmente no WhatsApp de grupos bolsonaristas) e, claro, tem servido para “colar” a imagem do ex-presidente com a de Lázaro Barbosa. Porém (e novamente), se trata de uma montagem das mais toscas.

Ao olhar a mensagem, logo pensamos no histórico de montagens envolvendo Lula. Para não ir muito longe, vale lembrar que outro dia desmentimos a história falsa que aponta que Lázaro Barbosa posou em uma foto com Lula. Assim como no outro caso, a mensagem (que tem características de boatos online como ser vaga, alarmista e não citar fontes confiáveis) é falsa.

Na realidade, a foto é uma montagem em cima de uma imagem feita após a saída de Lula da sede da Polícia Federal, em Curitiba, em 2019. Na ocasião, Lula havia sido solto após ficar um ano e sete meses preso. Essa matéria tem a imagem original, que mostra os dizeres “Lula é inocente”. A foto chegou a ser publicada nas redes sociais de Lula na época. Veja:

Resumindo: a história que aponta que Lula e Fernando Haddad posaram com uma faixa com os dizeres “Lázaro é inocente” é falsa. A imagem não passa de uma montagem em cima de uma imagem de 2019 e os dizeres originais nela são “Lula é inocente”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso