Lula é vaiado e expulso de restaurante no Recife, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ex-presidente Lula foi vaiado e acabou sendo expulso de um restaurante do Recife.

A ida do ex-presidente Lula a Pernambuco tem gerado algumas fake news (como essa que desmentimos outro dia) na web. Tem também suscitado “versões novas” de balelas já desmentidas por aqui. A última aponta para um suposto incidente em um restaurante do Recife.

Imagens mostram diversos gritos de manifestantes como “fora Lula”, “fora PT” e “Lula na cadeia”. Enquanto isso, uma pessoa narra o vídeo e diz que o vídeo seria do candidato que “está na frente pelo Datafolha”. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: URGENTE ! LULA ACABA DE SER “EXPULSO” DE RESTAURANTE “DEBAIXO DE VAIS NO RECIFE” A CASA CAIU PRO PT Versão 2: LULA É RECEBIDO A VAIAS E É EXPULSO DE RESTAURANTE EM RECIFE!!! SERÁ QUE O DATAFOLHA SE ENGANOU???

Vídeo mostra que Lula foi vaiado e expulso de restaurante no Recife?

Não demorou muito para a história se espalhar com muita força por aí. Só que, além de a informação de Lula ter sido expulso de um restaurante do Recife ser falsa, os vídeos em questão já foram utilizados em outros fakes de “expulsão do ex-presidente” de restaurantes.

Em 2017, o mesmo vídeo foi utilizado em uma fake news que apontava que Lula havia sido expulso de um restaurante em Natal. Em 2019, a notícia falsa apontava que Lula havia sido expulso de um restaurante em Curitiba. Como o desmentido de outrora vale para hoje (spoiler: Lula sequer estava no estabelecimento), veja o que escrevemos:

Na última semana, quem esteve em Natal foi João Dória. Aí, um grupo de simpatizantes de Lula resolveu fazer um protesto dentro do Shopping Midway com faixas contra o prefeito de São Paulo. Em resposta, clientes do restaurante começaram a gritar fora PT. O vídeo chegou a ir para o Facebook do MBL depois de gravado. Essa notícia do Jornal Novo (de Natal) fala do assunto. Detalhe: nem Dória estava no local.

Resumindo: não só Lula não estava no restaurante em questão ou foi expulso de um estabelecimento do Recife como também o vídeo que circula por aí já foi utilizado em outros fakes relacionados ao ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet