Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Policial subiu em poste para quebrar câmera do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, mostra vídeo #boato

Policial subiu em poste para quebrar câmera do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, mostra vídeo #boato

Policial subiu em poste para quebrar câmera do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra policial quebrando uma câmera de segurança no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. É por isso que a esquerda está com medo da CPMI dos atos de cunho golpista.

Mesmo cobrando ações que resultem em punições para os atos de vandalismo com cunho golpista no dia 8 de janeiro, o governo não quer de forma alguma que seja criada uma CPMI no Congresso para apuração dos atos.

Isso está fazendo com que fake news vindas de bolsonaristas sobre o dia da depredação na Praça dos Três Poderes voltem a circular. A mais nova que circula na internet aponta que a esquerda está tentando ocultar que, na realidade, foi um policial que quebrou algumas câmeras de segurança no Palácio do Planalto. Um vídeo do dia 8 de janeiro seria a “prova” do ato em questão. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: Vídeo inédito mostra quem quebrou as câmeras do palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Versão 2: VÍDEOS MOSTRANDO OS PRÓPRIOS POLICIAIS SUBINDO NOS POSTES E QUEBRANDO AS CAMERAS NO DIA 8 DE JANEIRO! “A polícia subindo nos postes para destruir as câmeras, por isso o medo da CPMI.” É isso mesmo

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Vídeo mostra policial subindo em poste para quebrar câmera do Palácio do Planalto em 8 de janeiro?

As imagens e as mensagens se espalharam com todas as forças na internet. Só que tem um detalhe: não procede a informação que aponta que foi um policial que subiu em um poste para quebrar uma câmera de segurança no dia 8 de janeiro. A mensagem, o histórico, uma busca por referências em fontes confiáveis e uma olhada nas imagens já entregam a farsa.

Para começar, as mensagens não começam bem: elas têm características de fake news como o tom vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de qualquer fonte confiável que comprove que era mesmo um policial.

Além disso, o que não tem faltado é informação falsa que tenta vender a tese falsa de que os atos golpistas foram fruto da esquerda (tese sem fundamento) é vasto. Temos exemplos aqui, aqui e aqui.

Ao buscar pelo tema em fontes confiáveis, nada encontramos. Imagine só se, de fato, houvessem imagens de um policial depredando o patrimônio público no dia 8 de janeiro? É claro que haveriam pressões e prisões (assim, como, de fato, integrantes da policia do Distrito Federal foram presos por negligência).

Ao olhar as imagens, tudo se encaixa. Apesar de o vídeo (propositalmente) estar em baixa resolução, está mais do que claro que o cidadão que subiu em um poste para quebrar uma câmera não é um policial fardado. É um homem de boné e um pedaço de pau depredando o local.

Resumindo: é falso que um policial foi flagrado quebrando câmeras de segurança no dia 8 de janeiro. Além de a história se basear em uma informação falsa (de que a direita é “inocente” nos atos golpistas), as imagens mostram claramente que o sujeito do vídeo não usa farda de policial.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso