Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem preso pela Força Nacional era petista infiltrado em manifestação #boato

Homem preso pela Força Nacional era petista infiltrado em manifestação #boato

Homem preso pela Força Nacional era manifestante petista infiltrado em manifestação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Força Nacional prendeu um esquerdista infiltrado em manifestação pró-Bolsonaro em Brasília. Essa é a prova de que foram petistas que depredaram tudo.

Uma das teses que está surgindo entre bolsonaristas, agora que os atos de vandalismo realizados no meio da manifestação de caráter golpista estão sendo execrados pela mídia, por líderes políticos e por muitas pessoas, é a que aponta que foram “infiltrados” que realizaram os atos em questão.

Um vídeo de um homem apontando que um “infiltrado” foi preso pela Força Nacional está viralizando como a “prova” de que foram esquerdistas que realizaram os atos de vandalismo. O sujeito tem, na mochila, balaclava, coquetéis Molotov, bombas, estilingues e outros itens. Leia algumas das mensagens que circulam online (não vamos colocar o vídeo para não expor as pessoas):

Versão 1:  Manifestante infiltrado no meio da manifestação, rendido pela guarda nacional Versão 2: Um manifestante Black bloc, infiltrado e capturado pela força nacional, muitos incentivando a invasão e destruição, que todos sejam identificados e punidos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 3: Tá aí quem quebrou e depredou o patrimônio público ,tem q ser preso mesmo ,esquerdista infiltrados ,e a globo lixo ,dizendo q nós manifestante somos terrorista ,e pra acabar Versão 4: INFILTRADO SENDO PRESO. PESSOAS QUE DEPREDARAM O PATRIMÔNIO ERAM INFILTRADOS. E A QUEBRA DOS VIDROS FORAM ATOS DOS POLICIAIS AO JOGAR BOMBAS DE GÁS, NA TENTATIVA DE EXPULSAR O POVO DO CONGRESSO. AINDA BEM QUE PEGARAM ESSE.

Homem preso pela Força Nacional era manifestante petista infiltrado em manifestação?

O tal vídeo e o suposto relato em questão não demoraram a se espalhar em redes sociais. Só que, ao contrário do relato em questão, não é possível provar que o sujeito preso pela Força Nacional seja um “infiltrado de esquerda”.

Os textos que acompanham o vídeo já começam a entregar a farsa. Eles são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a informação em questão (ou mesmo que o homem que gravou o vídeo era mesmo um agente da Força Nacional).

O próprio vídeo entrega a farsa. Por toda a filmagem, a pessoa acusa do sujeito que foi preso de ser um “infiltrado” e é refutada. O homem preso aponta que estava no acampamento por meses, mas é ignorada. Não é dito o nome do homem e nem o motivo que provaria que ele seria um “esquerdista”. Ou seja: são palavras ao vento.

Vale apontar que, em nenhuma das entrevistas sobre a ação policial nos atos de vandalismo na Esplanada dos Ministérios, há qualquer relato de que a Força Nacional prendeu infiltrados.

É possível que os próprios manifestantes discordassem entre si dos atos violentos (mesmo em uma manifestação de caráter golpista). Porém, esse fato não garante que todos os vândalos eram infiltrados da esquerda. Isso é reforçado, inclusive, pelo histórico recente de falsos testemunhos (que você pode ler aqui, aqui e aqui, sendo o último já relacionado aos atos de hoje).

Resumindo: não há qualquer prova de que a pessoa presa pela Força Nacional seja um esquerdista infiltrado nas manifestações a favor a de Bolsonaro. A acusação do homem do vídeo é sem provas, segue uma tese que já foi refutada outras vezes e que não tem muita lógica.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso