Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PCC grava vídeo agradecendo senadores por aprovação de lei contra armas #boato

PCC grava vídeo agradecendo senadores por aprovação de lei contra armas #boato

PCC agradece senadores por aprovação de lei contra armas em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, integrantes do PCC agradeceram os senadores por aprovarem a lei que proíbe armas no Brasil.

  Introdução

No dia 21 de julho de 2023, o governo federal publicou um decreto que enderece as regras para acesso a armas para quem se diz caçador, atirador e colecionador (CACs). Na prática, o “libera geral” para armas foi um tanto quanto restringido. Neste sentido, algumas publicações começaram a circular na internet.

Uma delas é um vídeo no qual um suposto integrante do PCC agradeceria senadores (mais especificamente da Paraíba) por “proibir” o uso de armas no Brasil. Outras apontam que o Comando Vermelho (CV) e a facção criminosa de São Paulo também estariam agradecendo a senadores. Leia alguns conteúdos que circulam online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: Parabéns senadores,pcc,vc,agradecem. Obrigado senadores. ASS: PCC e CV Versão 2: Quero agradecer aí a senadora Daniela ao senador Veneziano e ao senador José Maranhão que impediram as arma no Brasil e só assim o crime pode continuar vivendo. Em nome de toda a quebrada de os maloca do Brasil. Um salve aí pra vocês senadores da Paraíba

  Análise

A mensagem circulou por algumas redes sociais como o Facebook, mas, principalmente, por aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Identificamos algumas características de fake news na mensagem em questão como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Em um dos conteúdos, há somente uma foto de homens armados com uma legenda. No segundo, há um vídeo que só mostra a parte superior do rosto de um homem com a camisa no rosto. O nome da facção criminosa é comum em fake news envolvendo política. Já desmentimos algumas aqui, aqui e aqui.

Na checagem vamos responder algumas questões. A primeira delas é se, de fato, alguém do PCC agradeceu a senadores pelo “fim das armas no Brasil”. A segunda é se senadores (inclusive os citados) têm relação com o decreto publicado em 2023. A terceira é se o decreto, de fato, “acaba com armas no Brasil”.

Checagem

Alguém do PCC agradeceu a senadores pelo “fim das armas no Brasil”?

Não há qualquer prova disso. Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que ele é, na realidade, de 2019. Na época, o Senado derrubou um decreto de Bolsonaro que autorizava a concessão ao porte de armas a mais categorias.

Da forma que foi apresentado, não é possível dizer que o vídeo é de “alguém do PCC” agradecendo aos senadores (até porque, curiosamente, o vídeo foi compartilhado por pessoas que defendiam o decreto de “libera geral”) e tampouco se a pessoa do vídeo disse mesmo algo neste teor (o que abre margem para uma dublagem.

Nem na época, tampouco agora em 2023, vimos qualquer manifestação de facções sobre decretos em relação a armas. Até porque, vamos convir, isso não muda muito em relação a ações de criminosos.

Senadores (inclusive os citados) têm relação com o decreto publicado em 2023?

Não teve ninguém “agradecendo” por um motivo a mais: senadores não têm qualquer relação com o decreto de 2023 sobre armas no Brasil. Como falamos, o que temos é um decreto que ainda vai passar para ser apreciado no Congresso. Ou seja: senadores não apoiaram “nada”.

O decreto de 2023, de fato, “acaba com armas no Brasil”?

Não! Na realidade, o que o decreto faz é limitar o número de armas que civis podem obter, além de restringir o uso de algumas armas para forças policiais. As regras estão endurecidas, mas falar em “acabar com as armas” é um pouco demais.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎❌

A mensagem que circula na internet não passa de um boato não comprovado. Além de não ser possível dizer se o agradecimento é de alguém do PCC, o vídeo é antigo, não tem qualquer relação com senadores atuais e com o decreto sobre armas agora de 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm