Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esposa de Marcola do PCC vai assumir Ministério da Segurança Pública do governo Lula #boato

Esposa de Marcola do PCC vai assumir Ministério da Segurança Pública do governo Lula #boato

Esposa de Marcola do PCC vai assumir Ministério da Segurança Pública do governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula está defendendo a nomeação da esposa de Marcos Camacho (o Marcola) do PCC para o governo. Cynthia Giglioni Herbas vai assumir o Ministério da Segurança Pública.

Durante a campanha eleitoral, uma das principais armas da campanha de Bolsonaro para tentar aumentar a rejeição de Lula foi tentando “colar a imagem” do presidente com a de criminosos. Algumas fake news também agiram neste sentido. Um exemplo está na história de hoje.

De acordo com mensagens que circulam online, Lula está defendendo nomear a esposa de Marcos Camacho, mais conhecido como Marcola líder do PCC, para o Ministério da Segurança Pública.

Um dos conteúdos que está circulando é um lettering em um vídeo de um jornalista bolsonarista com o título “Lula defende o nome de esposa do chefe do PCC para Min Segurança Pública”. Outra versão é do mesmo vídeo com a mensagem “Esposa de Marcola é indicada para assumir o ministério de segurança pública”.

Esposa de Marcola do PCC vai assumir Ministério da Segurança Pública do governo Lula?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e, claro, deixar muitas pessoas que não nutrem simpatia a Lula em polvorosa. Porém, a informação que aponta para a nomeação da esposa de Lula é falsa.

Não é de hoje que fake news tentam colar a imagem de Lula com a do líder do PCC. Durante a campanha, por exemplo, desmentimos a fake news que apontava que Lula havia escrito uma carta de agradecimento a Marcola. Também desmentimos a informação falsa que apontava que o líder do PCC estava marcando a agenda do presidente.

Hoje, novamente, a história é uma fake news. Ao procurarmos mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que o que aconteceu foi um telefone sem fio. Tudo começou com a informação do colunista Lauro Jardim que apontava que o jurista Alberto Toron ambiciona o cargo de ministro da Segurança Pública e que havia assumido a defesa da esposa de Marcola.

É importante apontar que o colunista do O Globo não cravou que ele será ministro. A informação foi lida pelo jornalista bolsonarista de forma enfática e compartilhada com a legenda errada: de que a ministra iria ser a esposa de Marcola. A equipe de Lula desmentiu a informação por meio do perfil “Lula pela Verdade”. Veja o que foi escrito a respeito do assunto:

A máquina de desinformação bolsonarista segue a todo vapor. Recentemente, perfis bolsonaristas inventaram e espalharam no Telegram e no WhatsApp a mentira de que a esposa de Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC, teria sido indicada como ministra da Segurança Pública no futuro governo Lula. Isso é falso. O presidente eleito sequer anunciou seu ministério e naturalmente que Cynthia Giglioni Herbas não estará entre as pessoas chamadas. […]

No último dia 6 de novembro, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, noticiou que o criminalista Alberto Toron assumiu a defesa de Cynthia, que está presa por denúncia de crimes de lavagem de dinheiro. O colunista também escreveu que o advogado “ambiciona ser ministro da Segurança Pública (se a pasta for mesmo criada)”. Aí bastou. Em um vídeo cortado e no qual foi colocado um título com a mentira sobre a esposa de Marcola, o bolsonarista Luis Ernesto Lacombe lê trechos dessa notícia e faz insinuações maliciosas sobre o futuro governo Lula. É tudo mentira. […]

Resumindo: a história que aponta que Lula está pensando em nomear a esposa de Marcola do PCC para ser ministra da Segurança Pública de Lula. Trata-se de mais uma fake news que relaciona o presidente eleito ao líder do PCC.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: