Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paraná Pesquisas está fazendo pesquisa eleitoral para presidente em questionário no site oficial #boato

Paraná Pesquisas está fazendo pesquisa eleitoral para presidente em questionário no site oficial #boato

Paraná Pesquisas está fazendo pesquisa eleitoral para presidente em questionário no site oficial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para a próxima pesquisa eleitoral, o instituto Paraná Pesquisas está utilizando um questionário colocado no site oficial paranapesquisas.com.br. Só poderá votar uma vez por IP.

A dez dias do segundo turno das eleições, o que não tem faltado é ansiedade e mobilização por parte de militantes de Bolsonaro e Lula. Neste quadro, textos sobre uma “nova pesquisa” estão surgindo em grupos do WhatsApp.

Tanto bolsonaristas como lulistas estão compartilhando a informação que aponta que o Paraná Pesquisas resolveu fazer uma pesquisa eleitoral na página inicial do site. As mensagens, que chamam os votos para o seu candidato, apontam que os números do questionário serão utilizados na próxima pesquisa (junto com dados de pesquisas por telefone). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: *URGENTE!!!* O Instituto Paraná Pesquisas está fazendo uma pesquisa para presidente que vai ser divulgada amanhã. Quando entramos no site aparece a pergunta em quem você vai votar (a pesquisa dela é por telefone e pelo site também). Você só consegue votar uma vez, pois o IP do seu computador/smartphone fica registrado e não tem como votar duas vezes. Vamos lá e manifeste sua intenção de voto. Entre e vote em Bolsonaro! paranapesquisas.com.br

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Boa noite! Repasse no privado de seus conhecidos que votam Lula. A Paraná pesquisas está fazendo uma pesquisa para presidente q vai ser divulgada amanhã. Quando entramos no site aparece a pergunta em quem vamos votar ( a pesquisa dela é por telefone e pelo site também) . Entrem e votem. paranapesquisas.com.br

Há, ainda, uma mensagem que desincentiva o voto no site por parte de militantes do PT (aparentemente, a mensagem parece ser plantada para que não se entre no site) que fala que o Paraná Pesquisas estaria fraudando os votos da pesquisa eleitoral. Leia:

Chegará uma mensagem da Paraná pesquisas. Não abra. Não vá até a pág. Essa empresa é a mesma que o Bozó contratou no primeiro turno. Agora estão com os fascistas de novo. Você entra lá e te mapeiam. A cada três votos em Lula dois fazem virar ao bozó. Não caiam em armadilhas. Não divulguem. Avisem a pessoa que te mandou imediatamente. Quebre a corrente

Paraná Pesquisas está fazendo pesquisa eleitoral para presidente em questionário no site oficial?

É claro que a história não iria demorar para se espalhar na internet (principalmente por conta do incentivo de militantes). Porém, é falsa a informação que aponta que a enquete do Paraná Pesquisas vai ser utilizada para a pesquisa eleitoral para presidente da empresa.

A mensagem e o histórico de fake news do tipo já nos deixam desconfiados. As mensagens têm características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. Além disso, não é de hoje que “enquetes” são vendidas como pesquisas eleitorais (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Assim como nos exemplos apresentados, há algo que não se encaixa. Há uma diferença gigantesca entre enquete e pesquisa. Uma enquete é um questionário aberto que pode ser respondido por qualquer pessoa e não tem um caráter científico. Já uma pesquisa segue uma amostragem e tem uma abordagem científica de tratamento de dados.

Ao entrar no site do Paraná Pesquisas, vemos a seguinte questão: “No segundo turno para Presidente do Brasil, em qual candidato o(a) Sr.(a) votará: Lula ou Bolsonaro? Jair Bolsonaro Lula Branco/Nulo Não Sabe/Não Opinou Votar”. A partir do momento em que você dá a opinião, não é pedido mais nenhum dado. Isso inviabiliza qualquer recorte amostral que validaria uma pesquisa eleitoral.

Vale apontar que entramos no site de registro de pesquisas do TSE e vimos a última pesquisa registrada pelo Instituto. E, ao contrário do que aponta a mensagem, a pesquisa BR-00525/2022 será “com metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do território nacional brasileiro”. Ou seja: não será utilizada enquete no site para a pesquisa.

A informação foi confirmada ao Boatos.org pelo próprio Paraná Pesquisas. “As perguntas que constam em nosso site não têm absolutamente nada relacionado às pesquisas registradas junto ao TSE. As metodologias de nossas pesquisas divulgadas pela mídia são explicitadas no registro realizado junto ao TSE e não constam nas mesmos coletas através de enquetes realizadas através do nosso site”, apontou.

O Paraná Pesquisas também confirmou que os resultados da enquete no site, como não estão registrados no TSE, não serão divulgados. “A enquete não está registrada no TSE e portanto não pode e não será divulgada”.

É importante citar que essa informação também descarta toda a teoria da conspiração maluca que aponta para “roubo de votos na enquete para Bolsonaro” ou coisas do tipo. Caso precise, desmentiremos esta tese em um texto em separado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Paraná Pesquisas está fazendo uma pesquisa eleitoral no site oficial. A enquete que está no site oficial é apenas uma ferramenta de interação e os resultados dela não serão utilizados na pesquisa eleitoral registrada no TSE.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso