Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Você pode ter a oportunidade de responder a uma pesquisa eleitoral para presidente da República para o ano de 2022 se entrar em um site, responder a algumas perguntas e, no final, compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Com as eleições de 2022, não estão demorando a aparecer diversas fake news direcionadas (neste ano, já desmentimos mais de 130 e contando) ao pleito eleitoral. O que não tinha aparecido ainda era golpe no WhatsApp usando as eleições como “desculpa”. Agora apareceu.

Está circulando pelo aplicativo uma mensagem que aponta que você pode responder a uma pesquisa eleitoral em um site (na versão que vimos, o site se chamava “Crédito para Cartão”) se cumprir algumas tarefas.

A primeira é entrar na página, a segunda é responder e a terceiro é compartilhar um link com amigos no WhatsApp. “Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022. Vote [site] para presidente da República em 2022. Vote [site]”, diz a mensagem que circula online. Veja o texto do site:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Pesquisa para presidente 2022 Vote no candidato que você deseja: Jair Bolsonaro Lula Ciro Gomes André Janones Marçal Simone Tebet Os votos são atualizado de 4 em 4 horas, Para garantirmos uma votação real e sem manipulação, compartilhe com 5 amigos para provar que você não é um robô! COMPARTILHAR WHATSAPP Compartilhe até completar a barrinha abaixo:

Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp?

Com tanta gente querendo ver o seu candidato na frente, não demorou para a mensagem circular com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que aponta a mensagem, o link em questão não passa de mais um golpe que circula online.

Todo o modus operandi é similar a tantos outros golpes que circulam online. Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, no final nada acontece. Ou você vai ser direcionado um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar ou vai ser direcionado a outro site de promoções falsas ou, ainda, vai ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados.

A grande diferença da história de hoje para outros casos é não há promessas de brindes para o internauta. A única promessa é que “seu voto” passaria a ser contado em uma pesquisa eleitoral. E aí temos uma notícia pior ainda (na verdade, duas). O que está no site não é uma pesquisa e seu voto não será contado.

Mesmo que seu voto fosse contado, a enquete em questão não poderia ser considerada uma pesquisa eleitoral. Primeiro, porque não é registrada no TSE como tal. Segundo porque levantamentos não têm o recorte demográfico necessário das pesquisas. Só que, para piorar, o site sequer vai contabilizar o seu voto. Na realidade, o site só serve mesmo para roubar dados de inocentes.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que há uma pesquisa eleitoral que vai contabilizar votos para uma pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022. Na realidade, trata-se de mais um site falso para enganar internautas e aplicar golpes por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso