Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Responda pesquisa eleitoral para presidente em 2022 compartilhando link no WhatsApp #boato

Responda pesquisa eleitoral para presidente em 2022 compartilhando link no WhatsApp #boato

Responda pesquisa eleitoral para presidente em 2022 compartilhando link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O site Crédito Para Cartão (entre outros) está fazendo uma pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022. Para votar entre Bolsonaro e Lula, é preciso compartilhar o link do site no WhatsApp.

O segundo turno das eleições de 2022 está a todo o vapor, inclusive em relação a fake news. Até histórias falsas antigas estão voltando a circular. Uma delas aponta para uma suposta “pesquisa eleitoral” para presidente da República para quem compartilhar um link com amigos.

A página em questão se chama (pelo menos na versão que vimos) Crédito Para Cartão. Na página inicial, é dito que se trata de uma pesquisa eleitoral e que, para confirmar o voto, a pessoa deveria compartilhar o link do site com amigos no WhatsApp. Nos resultados, é dito que Bolsonaro estaria com 51% dos votos e Lula com 49%. Leia a mensagem que circula online:

Pesquisa Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022. Vote https://www.creditoparacartao.com/enquete/ para presidente da República em 2022. Vote https://www.creditoparacartao.com/enquete/

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pesquisa para presidente 2022 Vote no candidato que você deseja: Jair Bolsonaro (PL) Lula (PT) AO VIVO BRASIL JAIR BOLSONARO – PL VICE: BRAGA NETTO 51% 4.472.972 votos LULA DA SILVA – PT VICE: GERALDO ALCKMIN 49% 4.297.562 votos Total de votos 8.770.535

Os votos são atualizado de 4 em 4 horas, Para garantirmos uma votação real e sem manipulação, compartilhe com 5 amigos para provar que você não é um robô! COMPARTILHAR WHATSAPP Compartilhe até completar a barrinha abaixo: WhatsApp.

Responda pesquisa eleitoral para presidente em 2022 compartilhando link no WhatsApp?

Justamente pelo pedido de compartilhamento em questão, a história se espalhou com todas as forças na internet. Só que, ao contrário que o site aponta, não se trata de uma pesquisa eleitoral e muito menos seus votos serão contados na pesquisa (ou enquete).

O site em questão não pode ser considerado de pesquisa eleitoral oficial por dois motivos. O primeiro é que não é registrado no TSE como uma pesquisa eleitoral (esse é um pré-requisito para que a pesquisa seja considerada válida). O segundo é que uma enquete na internet não segue recortes de amostragem que são necessárias para que uma pesquisa seja considerada válida.

Não bastasse isso, tem um detalhe: mesmo que você responda à pesquisa eleitoral, o seu resultado não vai ser computado. Falamos isso por dois motivos: o primeiro é que o site em questão segue o mesmo enredo de outras fake news. Em junho, inclusive, o Boatos.org desmentiu uma fake news muito similar.

O segundo ponto está no “resultado” da pesquisa. A imagem que mostra Bolsonaro com 51% dos votos e Lula com 49% não passa de uma imagem estática. Ou seja: por mais que pessoas votem em um candidato ou outro, o resultado não será alterado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que há uma pesquisa eleitoral em um site Crédito Para Cartão que contabiliza votos para Bolsonaro ou para Lula. Trata-se de um site com uma enquete falsa que visa apenas enganar internautas por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso