Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Olavo de Carvalho escreve texto sobre passos para ditadura socialista no Brasil #boato

Olavo de Carvalho escreve texto sobre passos para ditadura socialista no Brasil #boato

Olavo de Carvalho escreve texto sobre passos para ditadura socialista no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois da decisão do STF que deu liberdade a presos condenados na 2ª Instância, o filósofo Olavo de Carvalho escreveu um texto chamado 10 passos que farão do Brasil uma ditadura socialista.

A decisão do STF que derrubou a prisão automática após a condenação em 2ª Instância e a posterior soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou sentimentos diversos nos internautas. Alguns comemoraram como se fosse Copa do Mundo. Outros lamentaram como se fosse um “7 a 1”. Muitas pessoas desse segundo grupo começaram a compartilhar um texto atribuído a Olavo de Carvalho.

O texto atribuído ao filósofo aponta para o que seriam “10 passos que fariam do Brasil uma ditadura socialista”. Em tom clarividente, a mensagem lista que Lula voltará ao poder graças a manobras do STF, de militantes do Foro de São Paulo infiltrados, da mídia, do Congresso, da ONU e “de tudo isso que está aí”. Leia:

Texto de Olavo de Carvalho: 10 PASSOS QUE FARÃO DO BRASIL UMA DITADURA SOCIALISTA. 1- STF soltará o Lula cinicamente, ao arrepio da Lei, junto com milhares de outros criminosos. 2- Os brasileiros irão às ruas protestar. 3- Militantes do Foro de SP se infiltrarão nos movimentos provocando muita violência e até mortes, como estão fazendo em diversos países da América latina. 4- A mídia vai culpar o Presidente e seus apoiadores pela violência.

5- Lula surgirá como o “pacificador” ordenando o fim dos distúrbios. 6- A imprensa vai dizer que Bolsonaro não tem liderança e só Lula pode pode resolver o problema. 7- A Câmara vai pedir o impeachment do Presidente. 8- Lula receberá o apoio da ONU e de todas as ditaduras do planeta. O sistema vai te convencer de que ele foi injustiçado pelo governo fascista e todos vão esquecer seus crimes.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

9- Uma vez inocentado pela mídia e pelo STF, começa uma campanha bilionária pela volta de Lula à presidência. 10- Uma ditadura finalmente é instalada no Brasil, sob um verniz de democracia e combate às injustiças. Enquanto, alguns de direita brigam e se dividem, nossos inimigos do Foro de São Paulo se unem e mostram profissionalismo ACORDE POVO DE DEUS.” Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho escreveu texto sobre passos para ditadura socialista no Brasil?

Muita gente, inclusive influenciada pela assinatura no texto, começou a levar a sério a mensagem. Para quem compartilhou com temor, tenho uma coisa para falar: nem Olavo de Carvalho é o autor tampouco há tantas chances assim de a previsão se concretizar. Vamos aos fatos.

Quando vimos a mensagem atribuída a Olavo de Carvalho, já ficamos desconfiados da autoria. O primeiro motivo está no histórico deste tipo de boato (textos apócrifos atribuídos a pessoas conhecidas). Só de textos que o filósofo teria escrito, desmentimos quatro.

Em um deles, ele teria criticado Ricardo Boechat. Em outro, teria falado mal dos eleitores de João Amoêdo nas eleições de 2018. Em um terceiro, teria falado que “era do PT”. Por fim, teria falado sobre a “religião socialista” que não mereceria ser “subestimada”. Em todos os casos, os textos em questão surgiram como anônimos na internet e “ganharam” a autoria do “guru da direita” para viralizar.

No caso de hoje, não foi diferente. Para descobrirmos isso, fizemos três coisas. A primeira foi analisar o texto. Apesar do tom pró-Bolsonaro, conseguimos perceber que o “feitio catastrófico” e termos como “povo de Deus” não são do estilo de Olavo de Carvalho (seria mais fácil em um texto como esse ele terminar com um palavrão). Além disso, há diversos erros de ortografia que enfraquecem a tese de que o texto é dele.

A segunda foi procurar pelo histórico do texto. Foi aí que descobrimos que ele circula desde o final do mês de outubro (a primeira postagem que identificamos foi de 25/10/2019). Nos primeiros textos (como vocês podem ver aqui, aqui e aqui) não havia qualquer assinatura de Olavo de Carvalho. Ela só foi aparecer (pela nossa checagem) no início de novembro.

A terceira ação (e que bateu o martelo) foi buscar nas redes dele sobre a tal publicação. Como nos outros casos, nada encontramos a respeito da tal “série” de 10 passos. Com isso, podemos cravar que o texto não é de autoria dele.

Sobre a tal previsão, podemos nos arriscar a dizer que é “um pouquinho demais”. Pensar que “infiltrados em protestos contra Lula” vão causar baderna (algo, inclusive, já desmentido algumas vezes por aqui) e que Lula seria um pacificador “reconhecido pela mídia” ou mesmo que ele poderia “rapidamente” se candidatar (ele ainda é impedido pela Lei da Ficha Limpa e responde a alguns processos) é dureza.

Resumindo: a história que aponta que o filósofo Olavo de Carvalho escreveu um texto que falava sobre passos para a ditadura socialista no Brasil é falsa. O texto é mais um apócrifo atribuído a ele e o conteúdo também não é lá dos mais verossímeis.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N