Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Olavo de Carvalho, 53 anos, diz que era do PT e pede para direita se unir #boato

Olavo de Carvalho, 53 anos, diz que era do PT e pede para direita se unir #boato

Boato – Em texto, Olavo de Carvalho diz que foi petista até a primeira eleição de Lula. Depois de sair do PT, músico de 53 anos diz que foi perseguido e pede união da direita.

Pode reparar: um texto polêmico nas redes sociais (principalmente os mais conservadores) virá quase sempre acompanhado do nome de um famoso. A lista já é longa e inclui nomes como o de Luis Fernando Verissimo, Arnaldo Jabor, Miriam Leitão e muitos outros. No caso de hoje, o personagem é Olavo de Carvalho.

Circula no Facebook e no WhatsApp, um texto assinado por Olavo de Carvalho, onde o escritor admite ter sido um “petista ferrenho e militante até a primeira eleição de Lula”. De acordo com a mensagem, Olavo teria pedido unidade a direita e foco em um candidato (vocês já devem imaginar quem): “já passou da hora da direita brasileira se organizar rápido e levar a sério tudo isso, porque a liberdade de todos nós está em jogo. Membros do grupo e administradores eu só peço foco em um candidato”. Leia trechos da publicação:

Tenho 53 anos, músico, publicitário, locutor, casado, 2 filhos. Sou filho de exilado político. Meu pai é Hiran Athaydes Aquino, locutor jornalístico da rádio Mayrink Veiga no Rio e primo de Leonel Brizola. Meu avô, pai do meu pai foi prefeito de São Borja, terra de Getúlio Vargas. Existe um busto dele na entrada da cidade. Convivi a minha infância toda com a esquerda fazendo reuniões em casa, mesmo antes da anistia. Fui petista ferrenho e militante até a primeira eleição do Lula, algo que me arrependo muito e motivo principal da minha luta contra essa esquerda canalha, desonesta e maquiavélica. 

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Hoje eu sou motivo de medo e perseguição da esquerda, porque conheço o modus operandi deles, mas nem por isso deixo de me expôr na internet como agora. Conheço cada movimento dessa galera que usam das maneiras mais sórdidas para enganar você, como eu fui enganado. Gosto de acreditar que meu pai também foi, mas isso eu nunca saberei. Conheci ele com 15 anos só e por pouco tempo. […]

E se por acaso essa diferença no 1º turno for pequena, eles vão roubar com as urnas eletrônicas. Eles já estão preparando o terreno (cancelaram voto impresso, apuração sigilosa por petistas, etc…) e intensificando os ataques nas redes sociais para cada vez mais dividir os votos da direita. Dessa maneira, vai ficar mais fácil roubar. Serão poucos votos de diferença como foi com Aécio […]

Já passou da hora da direita brasileira se organizar rápido e levar a sério tudo isso, porque a liberdade de todos nós está em jogo. Membros do grupo e administradores eu só peço foco em um candidato. Se dispersarmos por um segundo eles atacam sem piedade e vocês podem ter certeza de uma coisa […]

Vote como se sua liberdade dependesse disso, porque na verdade, depende mesmo. Espero realmente ter ajudado e desculpem o textão. “Subestime a religião socialista e eles vão arrebentar com vc de novo”. Olavo de Carvalho.

Olavo de Carvalho, 53 anos, faz texto falando que era do PT e pedindo para direita se unir nas eleições?

A criatividade da internet não tem limites, mas a mentira tem perna curta. E é só questão de tempo até que a verdade venha à tona: o texto não é de Olavo de Carvalho. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar, saiba que Olavo de Carvalho é escritor, jornalista e filósofo e crítico feroz do PT. Ele já foi membro do Partido Comunista Brasileiro de 1966 a 1968, tendo feito oposição durante o período do regime miliar, mas depois “decepcionou-se com a ideologia” e tornou-se um “anticomunista convicto”.

Agora, vamos ao boato! Pois bem, textão com assinatura de famoso não é novidade por aqui. Só isso já é suficiente para nos deixar com a pulga atrás da orelha. Calma, ainda tem mais: ao checar as informações do texto, chegamos à conclusão que não se trata de Olavo de Carvalho.

Isso porque Olavo não tem 53 anos, como indica o texto. Na verdade, o escritor tem 71 anos (se ele tivesse 53 anos nem poderia ser do Partido Comunista Brasileiro em 1966, quando teria 1 ano). Mas não é só isso: as informações pessoais e o histórico profissional do escritor não batem com a do texto, a começar pela sua cidade natal, que é Campinas, e não São Borja. Além disso, Olavo é filho de Luiz Gonzaga de Carvalho e de Nicéa Pimentel de Carvalho. O escritor é casado e pai de oito filhos e não dois, como afirma a mensagem.

Por sinal, o histórico de Olavo não mostra essa relação com o PT. Apesar dele, de fato, ter saído da esquerda para a direita, o escritor não era um “petista ferrenho”, como aponta o texto. Ao contrário, na época, Olavo militava no Partido Comunista Brasileiro e, em 2002, ele já era considerado de direita. Quer dizer, definitivamente o texto não é dele.

Mas, como surgiu essa “alusão” a Olavo? Bom, provavelmente, a pessoa que publicou a informação original tentou fazer uma citação de um suposto texto do escritor (esse, não conseguimos, provar que sim ou não) no trecho “Subestime a religião socialista e eles vão arrebentar com vc de novo”. É claro que com o tempo a assinatura original da mensagem sumiu e, para acreditarem que o texto todo é de Olavo, foi um pulo.

Resumindo: Olavo de Carvalho não escreveu texto falando que era do PT e pedindo para direita se unir nas eleições. Tampouco tem 53 anos e não sabemos dos seus dotes musicais. Enfim, não sabemos quem escreveu o texto, mas já sabemos quem não escreveu. Ou seja, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.