Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Olavo de Carvalho escreve texto sobre morte de Ricardo Boechat e “esquerdistas” #boato

Olavo de Carvalho escreve texto sobre morte de Ricardo Boechat e “esquerdistas” #boato

Boato – Olavo de Carvalho disse em texto que Boechat era comunista esquerdista e  manipulava a opinião pública em prol da esquerda. 

2019 mal começou, mas já foi palco de algumas tragédias. Na primeira semana de fevereiro, um incêndio no CT do Flamengo deixou 10 atletas da categoria de base mortos. No dia 11 de fevereiro, outro acidente chocou o país.

A queda de um helicóptero na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, vitimou o piloto e o jornalista Ricardo Boechat. A informação pegou muita gente de surpresa e causou comoção, principalmente entre os colegas de profissão.

Após a tragédia, segundo publicações nas redes sociais, o filósofo Olavo de Carvalho teria publicado um texto sobre Boechat. Na publicação, Olavo teria chamado Boechat de comunista e afirmado que ele manipulava a opinião pública em prol da esquerda. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

” SOBRE RICARDO BOECHAT “. Por: Olavo de Carvalho. “Uma grande inteligência a serviço do marxismo internacional; perda enorme para a extrema esquerda…. O ARGENTINO Ricardo Boechat dominava com maestria todas as técnicas de manipulação da opinião pública militando engajado e sempre criando perfeita “cortina de fumaça” – o velho método de “morde-assopra”. Ele repetia o óbvio lulante da opinião pública captando sua simpatia e diariamente com paciência de Gramsci, praticava o “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” martelando conceitos Stalinistas…

“As ocasionais e pontuais críticas retórica e falsas – hipócritas a favor da opinião pública são una técnica dissimulada de CAPTATIO BENEVOLENTIA para você baixar a guarda e aceitar as constantes críticas ao liberalismo, capitalismo e a economia de mercado…”. Estamos na era da Fake News ( “desinformatzya” criada pelos oficias da KGB), não sejamos ingênuos !!!… Leiamos Chomsky nos livros NECESSARY ILUSIONS e MANUFATURING CONSENT. O argentino dissimulado era um Comunista Ativista sempre a serviço do marxismo internacional, ateu e engajado na agenda de Antônio Gramsci. A sua morte deixa de luto o PSOL 51 de Boulos, o PCdoB de Manuela e o PT de Lula & Andrade. O melhor exemplo de quem era é que a Globo está mais triste e lamentando mais o passamento do infiltrado do que a própria emissora dele (A Band). Nunca podemos relaxar com a mídia.”. “O preço da Liberdade é a eterna vigilância” Thomas Jefferson.

Olavo de Carvalho escreveu texto sobre morte de Ricardo Boechat e “esquerdistas”?

A história pegou muita gente de surpresa, principalmente pelas afirmações sobre o jornalista recém-falecido. Mas será que Olavo de Carvalho realmente teria escrito um texto atacando Ricardo Boechat logo após sua morte? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, o texto segue aquele velho roteiro de fake news online: é alarmista, possui erros de português e não cita nenhuma fonte confiável (nem sobre as informações apresentadas ao longo da mensagem). Além disso, o texto ainda erra o número da legenda do PSOL (que, na verdade, é 50 e não 51, como aponta a mensagem).

Se isso já é motivo suficiente para ficar com um pé atrás, as coisas ficam ainda piores quando você constata que o nome de Olavo de Carvalho é frequentemente utilizado como autoria de textos que não pertencem ao jornalista e filósofo.

Aqui no Boatos.org, por exemplo, já desmentimos várias dessas histórias, como o texto em que Olavo de Carvalho teria criticado os eleitores de João Amoêdo. Ou ainda a publicação onde Olavo teria dito que a religião socialista arrebenta quem a subestima. E, por fim, a mensagem onde Olavo de Carvalho teria afirmado que era do PT e pedido para a direita se unir.

Para tirar a dúvida de uma vez por todas, resolvemos procurar pelo texto na página do próprio Olavo de Carvalho. E, bem, além de não encontrarmos a tal mensagem, também nos deparamos com dois desmentidos a respeito do texto. Em uma das publicações, Olavo chega até a ironizar o blogueiro que repostou o texto atribuído a ele. Na outra, ele até alfineta Boechat. Porém, independente da opinião de Olavo sobre Boechat, o texto não foi escrito pelo filósofo.

Em resumo: a história que diz que Olavo de Carvalho teria escrito um texto falando sobre Boechat e a esquerda é falsa! Assim como tantas outras mensagens, essa surgiu de forma anônima, ganhou visibilidade e, depois, foi atribuído a Olavo de Carvalho para viralizar mais ainda. Ou seja, não passa de balela! Não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.