Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MC Gado tenta cantar música a favor de Bolsonaro e é atacado por público ao som de “olê, Lula” #boato

MC Gado tenta cantar música a favor de Bolsonaro e é atacado por público ao som de “olê, Lula” #boato

MC Gado tenta tocar música a favor de Bolsonaro e é atacado por público ao som de “olê, Lula”, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Durante um show, o MC Gado tentou tocar um funk favorável ao presidente Jair Bolsonaro. Revoltado, o público começou a cantar música de Lula e o atacar com garrafas e latas.

Falamos há algum tempo que fake news relacionadas a “redublagens” de vídeos têm sido facilitadas por conta de ferramentas em redes sociais como o Kwai, TikTok e Helo. Hoje, temos mais um exemplo de um vídeo que se espalhou como “verdade absoluta” graças ao uso deste recurso.

De acordo com mensagens que estão circulando online, um cantor chamado MC Gado teria tentado “lacrar” a favor de Bolsonaro e se dado mal. Durante um show, ele teria colocado uma paródia do funk Baile de Favela a favor de Bolsonaro. O público, então, teria se revoltado, começado a o atacar com garrafas e latas e, ainda, cantado “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.

“Mc gado se ferrou. Se tá ruim pra ti Imagina pro Mc gado (alguém sabe quem é?) #ÉlulaNoPrimeiroturno”, diz uma das mensagens que viralizou. “Vele a pena compartilhar essa idiotice. Tem cada idiota. MC Gado levou a pior”, diz outra. Assista ao vídeo em questão:

MC Gado tenta tocar música a favor de Bolsonaro e é atacado por público ao som de “olê, Lula”?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história viralizar com todas as forças na internet, claro, entre eleitores de Lula. Só há um detalhe: a história é falsa. Não há nada de MC Gado, tentativa de lacração e reação do público.

A mensagem, o histórico e a ausência da notícia em fontes confiáveis já começam a denunciar a farsa. As mensagens que circulam por aí têm características de fake news como o caráter alarmista, erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Não bastasse isso, a mensagem se utiliza de um vídeo em baixíssima resolução (o que complica até a identificação do cantor) e, ainda por cima, o som do vídeo não parece estar em sincronia com o “balanço” do MC.

Como falamos anteriormente, o histórico também não ajuda. Não é de hoje que vídeos com áudios distorcidos circulam online. Desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam que a torcida da seleção, o público na Sapucaí e até o público de um show de Ivete Sangalo haviam xingado Lula. Ou seja, outra história assim é para, no mínimo, ficarmos de olho.

Ao procurarmos pelo episódio, nada encontramos. Aliás, não existe nenhum cantor de relevância (e provavelmente de “não-relevância” também) com o nome de MC Gado. A música em homenagem a Bolsonaro é de um artista chamado MC Reaça que faleceu em 2019. Não há registros de uma confusão em show recente envolvendo a canção.

Só com isso, já poderíamos derrubar a farsa. Mas resolvemos ir além. Buscamos pela origem do vídeo. Ele nada tem a ver com Bolsonaro, Lula ou MC Gado. Na realidade, o vídeo foi gravado na França. O “cantor” é o francês Michael Youn. A “revolta” (que nem foi tão revolta assim) se deu após, em um show na cidade de Nice, ele cantar uma música a favor do PSG (time de futebol de Paris). Veja o vídeo:

@mikeruiz75 Michael Youn chante Paris à Nice 😂#psg #nice #fatal #fatalbazooka #michaelyoun #youn #ocgnice #nissa #cotedazur #lakermesse #kermesse #concert #live ♬ son original – Mike Ruiz

Imagens do Instagram do próprio Michael Youn mostram outras imagens da apresentação em Nice (imagens, por assim dizer, mais gloriosas). Ou seja: garrafas e PSG à parte, ele parece ter gostado de se apresentar no local.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um cantor chamado MC Gado resolveu lacrar e cantar uma música a favor de Bolsonaro em um show cheio de “fãs de Lula”. O vídeo não passa de uma montagem com base em um episódio que ocorreu na França.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso