Público grita “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante carnaval na Marquês de Sapucaí #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que o público presente na Marquês de Sapucaí grita “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante os desfiles do carnaval 2022.

No A Semana em Fakes da semana passada, falamos que um dos tipos de fake news mais recorrentes na internet são dos vídeos retirados de contexto a fim de tentar sustentar a tese falsa de que as pesquisas eleitorais que colocam Lula em primeiro lugar estão erradas. Hoje, temos mais um destes exemplos.

Um vídeo gravado na Marquês de Sapucaí mostra o que seriam as pessoas gritando “Lula na cadeia” e “Globo Lixo”. A filmagem é acompanhada de mensagens que apontam que essa seria a prova de que as pesquisas eleitorais estão erradas. Leia algumas versões da mensagem que circulam online:

Versão 1: O Povo na Sapucaí,pede lula na cadeia ,mas o DataFolha ex IBOPE IPESPE é QUEST corretora do mercado financeiro ,diz que ele está na frente , com votos que ninguém sabe no Brasil de onde vem , aonde moram , de que se alimentam e se existem mesmo !! Versão 2: Globo lixo e o Lula ladrão sendo xingados na Marquês de Sapucaí , não tem preço ! #GloboLixo. Versão 3: *Marquês de Sapucaí-RJ. Primeira noite de Desfile das Escolas de Samba.* *O côro em pêso da galera, é um só: GLOBOLIXO! GLOBOLIXO! E “Lula ladrão! Teu lugar é na prisão”!*

Público grita “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante carnaval na Marquês de Sapucaí?

Não demorou para o vídeo se espalhar com muita força entre bolsonaristas. Porém, ele não passa de uma montagem. A resposta para o “mistério” está em uma análise do próprio vídeo e em busca de notícias sobre a suposta manifestação.

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados. Ela tem características de fake news como o caráter vago, alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo é legítimo.

Ao analisar o vídeo, podemos ver um erro que inviabiliza a sua veracidade. É possível ver que o som ambiente muda bruscamente quando as pessoas param de falar “Globo Lixo” e começam a falar “Lula na cadeia”. Isso denota que o áudio foi inserido para tirar o vídeo de contexto.

Ao buscar por notícias sobre manifestações, até achamos alguma coisa. De acordo com matérias veiculadas na imprensa, algumas pessoas se manifestaram politicamente durante os desfiles. Porém, a maioria gritou “fora, Bolsonaro”. Essa matéria do UOL aponta que só uma pequena parte do camarote se manifestou (em resposta à arquibancada) gritando palavras contra Lula.

Em algumas matérias (como essa) encontramos o vídeo em questão. O vídeo era, na realidade, de apoio a Lula, e não foi gravado durante os desfiles do carnaval. Na realidade, as imagens, de acordo com esta matéria, são dos ensaios na Marquês de Sapucaí, realizados no final de março.

Resumindo: o vídeo que está circulando com as pessoas gritando “Lula na cadeia” e “Globo lixo” foi alterado. Nas imagens originais, as pessoas cantavam uma música de apoio a Lula e o vídeo foi gravado durante os ensaios para o carnaval (não durante o carnaval em si).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet