Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maria do Rosário e Dilma Rousseff assumem relacionamento amoroso #boato

Maria do Rosário e Dilma Rousseff assumem relacionamento amoroso #boato

Maria do Rosário e Dilma Rousseff assumem relacionamento amoroso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A deputada federal Maria do Rosário e a ex-presidente Dilma Rousseff assumiram um relacionamento amoroso. Elas falaram que vão se casar após a posse de Lula em 2023. G1 deu a notícia.

O que não vai faltar neste 2022 são notícias falsas sobre as eleições, candidatos e partidos. E até causos dos mais absurdos vão surgir por aí. Na história de hoje, a mensagem fala sobre a ex-presidente Dilma Rousseff e a deputada federal Maria do Rosário.

Um suposto print do portal g1 mostra o que seria uma matéria que apontaria que ambas assumiram um relacionamento amoroso. Mais do isso: elas teriam dito que pretendem se casar após a posse de Lula em 2023. Leia a mensagem que circula online:

Maria do Rosário e Dilma Rousseff assumem relacionamento pretendemos casar logo após a posse de Lula em janeiro de 2023. Relacionamento já dura mais de 3 anos, parte da cúpula do PT foi pega surpresa com a notícia porém vê com bons olhos a união entre as duas partes. Por Fernando Feynnan.

Maria do Rosário e Dilma Rousseff assumiram relacionamento amoroso?

A história foi muito compartilhada em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Porém, nem é verdade que Maria do Rosário e Dilma assumiram o tal relacionamento tampouco que o g1 deu a tal notícia.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quando nos deparamos com a história, já sabíamos exatamente do que se tratava. O fato de a “prova” da informação ser um print de um portal de notícias (e não, por exemplo, um link) somado ao fato de a “notícia” ter alguns erros crassos como, por exemplo, a falta de aspas no título já nos fez saber que a imagem é fruto de uma edição.

Na realidade, trata-se de uma técnica já muito utilizada por espalhadores de balelas por aí. A receita é simples. 1) A pessoa acessa uma página qualquer de um portal de notícia (como o próprio g1). 2) Ela inspeciona a página e altera o conteúdo do código-fonte dela. 3) Aí só precisa dar um print e sair espalhando por aí.

Esse tipo de fake já foi desmentido inúmeras vezes no Boatos.org. Nos últimos tempos, por exemplo, desmentimos histórias falsas que apontavam que a Pfizer havia comprado uma fábrica de desfibriladores da Bahia, que um deputado sugeriu um projeto para sinuca ser proibida e que outro projeto daria descontos para homens gays.

Assim como nos outros casos, a verdade se revelou ao buscarmos sobre a “notícia” (está mais para fofoca) sobre Dilma e Maria do Rosário. Como imaginávamos, nada encontramos em nenhuma fonte confiável (nem mesmo no g1). Por sinal, não existe nenhum repórter do g1 com o nome de Fernando Feynnan. Ou seja: a notícia foi completamente inventada.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Maria do Rosário e Dilma Rousseff assumiram um relacionamento amoroso e que aponta que o g1 noticiou isso. Trata-se de uma montagem que espalha uma fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso