Marcos Valério grava áudio falando de casos Celso Daniel, Eduardo Campos, Teori e do PT #boato

Boato – Em áudio, Marcos Valério afirma que Lula mandou matar Celso Daniel e PT encomendou a morte de Eduardo Campos e Teori Zavascki. 

Se você acompanhou a efervescência política no início dos anos 2000, com certeza o nome de Marcos Valério não deve ser estranho. Em 2005, o empresário e publicitário foi citado no escândalo nacionalmente conhecido como mensalão. Preso desde o início de 2013, Marcos Valério ganhou o direito ao regime semiaberto no início de setembro de 2019. Com isso, o nome do ex-empresário voltou a ganhar notoriedade.

Nos últimos dias, por exemplo, Marcos Valério foi envolvido em uma história que está bombando nas redes sociais. De acordo com um áudio, Marcos Valério teria afirmado que Lula seria o mandante do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel; que a delegada designada para o caso seria parente “da filha ilegítima do Lula” e Teori Zavascki teria pedido a anulação do caso; que o PT teria mandado assassinar Toninho do PT, Eduardo Campos e Marina Silva e, por fim, que o partido também teria sido o responsável pelo atentado contra Teori Zavascki.

Versão 1: Todo mundo tinha certeza, inclusive quem era o mandante, mas revelado assim em depoimento por Marcos Valério, ninguém tinha ouvido ainda… Ouçam. Versão 2:MARCOS VALÉRIO JOGA A ME#DA NO VENTILADOR E FALA TUDO DO PT

Marcos Valério gravou áudio falando de casos Celso Daniel, Eduardo Campos, Teori e do PT?

A denúncia viralizou nas redes sociais e está causando grande revolta entre os internautas. Mas será que o áudio realmente mostra Marcos Valério fazendo todas essas acusações? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! O áudio causou espanto entre os internautas, principalmente pelo teor ‘bombástico’ da informação. Mas ao ler as publicações e escutar o áudio, já identificamos alguns detalhes que nos deixam com o pé atrás. As mensagens são vagas, alarmistas, possuem erros de português, pedidos de compartilhamento e não citam fontes confiáveis. Ou seja, o combo completo de características de fake news.

Resolvemos buscar por mais informações sobre as supostas denúncias apresentadas no áudio e descobrimos que, de fato, Marcos Valério forneceu informações importantes (e comprometedoras) sobre o caso Celso Daniel ao Ministério Público de São Paulo, em outubro de 2018.

Entretanto, a história acaba por aí. Não existem menções de Marcos Valério sobre os outros casos. Aliás, as supostas acusações apresentadas no áudio já foram alvo de desmentidos no Boatos.org, como as diversas teorias envolvendo o PT, a teoria de que o avião de Eduardo Campos teria sido sabotado e, por fim, a história de que Teori Zavascki teria sido assassinado. Vale ressaltar também que se Marcos Valério tivesse realmente apresentado todas essas informações, vários casos teriam sido reabertos.

Agora, um detalhe primordial que coloca em xeque toda essa história: a voz de sujeito que aparece no áudio não se parece com a de Marcos Valério. É importante destacar que o sotaque do ex-empresário é mineiro. Já o homem que fala no áudio possui um sotaque carioca.

Em resumo: a história que diz que Marcos Valério gravou áudio falando de casos Celso Daniel, Eduardo Campos, Teori e do PT é falsa! As acusações misturam histórias já desmentidas aqui no Boatos.org e um depoimento de Marcos Valério sobre o caso Celso Daniel (onde detalhes não foram divulgados, ou seja, não podemos afirmar que o PT tenha encomendado a morte do ex-prefeito de Santo André). Por fim, a voz e o sotaque do homem que aparece no áudio não são parecidos com os de Marcos Valério. Ou seja, a história é apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)