Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é convidado de honra do Comando Vermelho em morros do Rio #boato

Lula é convidado de honra do Comando Vermelho em morros do Rio #boato

Lula foi convidado de honra do Comando Vermelho em morros do Rio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está aí a prova de que o crime passeia no Brasil. Lula foi convidado de honra do Comando Vermelho em visitas a morros do Rio de Janeiro.

A visita do ex-presidente Lula ao Complexo do Alemão durante a campanha eleitoral ainda está dando o que falar e gerando fake news. Em uma campanha pautada por questões de segurança, a pecha de “amigo de bandidos” utilizada por Bolsonaro está sendo reforçada por uma “postagem padrão” que ainda circula online.

Vimos diversos perfis publicando o seguinte texto: “Como está o nosso Brasil, o crime passeia. *Lula é convidado de honra do Comando Vermelho* . Se isso não te incomoda, o problema não é o candidato”. Ou seja: junto a um link de um site bolsonarista havia a sugestão de que Lula seria um convidado de honra do Comando Vermelho.

Lula foi convidado de honra do Comando Vermelho em morros do Rio?

A história não demorou a circular entre bolsonaristas e até foi compartilhada por pessoas influentes. Porém, não é verdade que Lula foi o tal convidado de honra do Comando Vermelho na visita a morros no Rio de Janeiro.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Na realidade, a acusação, que é grave, carece do básico: uma prova que a sustente. Muitos tentaram utilizar o boné “CPX” como prova de que Lula estaria ligado ao Comando Vermelho (algo que foi desmentido).

Na realidade, o convite para a visita aos complexos do Rio de Janeiro não foi feito pelo Comando Vermelho. O convite foi feito pela ONG Voz da Comunidade, que nasceu como um jornal comunitário. Vale apontar que o fundador do Voz, Rene Silva, é reconhecido internacionalmente pelos serviços prestados.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi “convidado de honra” do Comando Vermelho durante visitas a morros do Rio de Janeiro. A acusação carece de provas e é desmentida pelo fato que o convite se deu por uma ONG de uma pessoa conhecida pelos serviços prestados às comunidades do Rio de Janeiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso