Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mandetta é flagrado com Gilmar Mendes em Portugal no meio da pandemia da Covid-19 #boato

Mandetta é flagrado com Gilmar Mendes em Portugal no meio da pandemia da Covid-19 #boato

Mandetta foi flagrado com Gilmar Mendes em Portugal no meio da pandemia da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mandetta foi flagrado com Gilmar Mendes em Portugal no meio da pandemia de Covid-19. Em vídeo, o ex-ministro da Saúde e o magistrado do STF aparecem tomando chopp sem máscaras no bairro do Chiado, em Lisboa.

Após estudos que preveem que o pico da pandemia do coronavírus no Brasil acontecerá agora, no início do mês de julho, os internautas estão de olho nos “furos” de quarentena de autoridades e famosos e fazem denúncias (entre verdadeiras e falsas) nas redes sociais daqueles que estão ou não estão cumprindo o isolamento social em casa, como recomendam as autoridades de saúde mundiais.

Desta vez, um vídeo que começou a circular principalmente no Facebook mostra supostamente o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em Portugal, supostamente em meio à pandemia da Covid-19. Nas imagens, os dois são hostilizados em um bar por um homem, que grita, em inglês (pelo pouco que dá para identificar), frases como “políticos brasileiros corruptos”. Confira, a seguir, as versões do texto original das publicações que estão o compartilhando:

Versão 1: Gilmar Mendes, e Mandetta….. tomando chopp em Portugal Versão 2: Mandetta e Gilmar Mendes no bairro do Chiado em Lisboa tomando chopinho Versão 3: Mandetta e Gilmar Mendes tomando chops em Portugal. Mandetta é o mais novo herói da mídia comunista, o “melhor ministro da saúde da história brasileira” segundo a mídia, notem que em plena pandemia Portugal vive normalmente, pego no flagrante Mandetta e o Rei da Toga Gilmar Mendes tomando chops sem distanciamento nem máscaras e nem quarentena. Estamos vivendo um grande engano enquanto eles dizem fiquem em casa! Isso foi no bairro do Chiado, Lisboa em Portugal! Mais sobre a farsa que estamos vivendo cliquem na hashtag. #MOSTRESEUHOSPITAL Versão 4: Mandetta e Gilmar Mendes no bairro do Chiado em Lisboa tomando chopinho Fica em casa né? O pico do vírus é em julho! Vai vendo!

Mandetta foi flagrado com Gilmar Mendes em Portugal no meio da pandemia da Covid-19?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo viralizou rapidamente e deixou os internautas revoltados, especialmente aqueles pró-governo, que tacham o ex-ministro da Saúde como o “novo herói da mídia comunista” e que estaria furando a quarentena. Mas será mesmo que Mandetta foi flagrado com Gilmar Mendes em Portugal no meio da pandemia da Covid-19? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, as versões da mensagem que está compartilhando o vídeo carregam todas as características de fake news: são vagas (não dizem quando as imagens foram gravadas), alarmistas (têm o intuito de fomentar a polarização política nas redes sociais), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de hoje que surgem na internet vídeos que são atribuídos a políticos e retirados do seu contexto para espalhar boatos. Inclusive, muitos deles, nós já desmentimos aqui no Boatos.org, como, por exemplo, o que mostrava supostamente a juíza Gabriela Hardt estaria tocando flauta em apresentação musical; outro em que militantes teriam xingado Lula de ladrão durante comício em 2019; ou, ainda, aquele que mostra profissionais da saúde supostamente dando as costas ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em chegada a hospital.

Além disso, ao buscarmos pelo vídeo, a primeira coisa que descobrimos é que o vídeo não é atual. Primeiro, porque não há nenhuma notícia recente sobre a tal viagem de Mandetta e Gilmar Mendes a Portugal. Segundo, porque a ação do sujeito que aparece no vídeo hostilizando Gilmar Mendes foi notícia em abril de 2019.

Na ocasião, o ministro do STF estava em viagem ao país acompanhado da esposa e, em um restaurante, foi alvo de protestos de brasileiros contra a sua atuação em julgamentos de casos envolvendo crimes de corrupção. Mais especificamente, a situação ocorreu em 20 de abril do ano passado.

Mais que isso, também descobrimos que não é o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta quem aparece nas imagens. Isso porque, além de nenhuma matéria da época citá-lo na viagem de Gilmar, nessa data, Mandetta não estava em Portugal.

Em 22 de abril de 2019, por exemplo, o ex-ministro da Saúde cumpria sua agenda em Cuiabá (MT), na cerimônia de lançamento da Campanha de Vacinação das Américas. Pouco antes, em 17 de abril, ele se reuniu com a deputada federal Bia Cavassa para tratar da pauta de mobilidade da população que vive no Pantanal.

Enquanto isso, Gilmar Mendes, de fato, estava em Portugal, já que em 22 de abril, por exemplo, chegou a comentar, mesmo durante a viagem, a decisão do STF de retirar do ar uma reportagem da época que mencionava o colega da Corte Dias Toffoli no caso Odebrecht.

Resumindo: O vídeo que está circulando nas redes sociais não é recente, já que a viagem de Gilmar Mendes a Portugal aconteceu em abril de 2019, e não durante a pandemia da Covid-19. Além disso, não é Mandetta quem aparece nas imagens, pois o mesmo cumpria agenda como então ministro da Saúde normalmente naquela data, como é possível verificar em diversas matérias que foram publicadas no período.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK