Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Militantes xingam Lula de ladrão durante comício em 2019, mostra vídeo #boato

Militantes xingam Lula de ladrão durante comício em 2019, mostra vídeo #boato

Militantes xingam Lula de ladrão durante comício em 2019, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, militantes do próprio PT xingam Lula de ladrão durante comício em 2019. O ex-presidente ficou sem graça ao ser hostilizado!

Após a recente condenação em segunda instância de Lula no processo do sítio de Atibaia, pela qual ele aguardará pela sentença em liberdade (de acordo com nova decisão do STF, não pode haver prisão após o esgotamento de todos os recursos, o chamado trânsito em julgado), começou a circular na internet com ainda mais força um vídeo que supostamente mostra o ex-presidente sendo chamado de ladrão e hostilizado pelos próprios militantes do PT em um comício realizado em 2019.

Nas imagens, os militantes teriam atrapalhado o discurso do ex-presidente com xingamentos e o deixam “sem graça”. Assista abaixo ao tal vídeo e veja os textos originais das publicações que estão rondando as redes sociais, principalmente o Facebook:

Versão 1: Militantes petistas chamando Lula de ladrão, não tem preço. Versão 2: Ninguém aguenta mais o #Bandido de 9 dedos. Os militantes do PT chamam Lula de Ladrão em pleno comício. A facção criminosa que ele íntegra já não aguenta mais esse imbecil tentando mais uma vez ludibriar os filiados do partido. Versão 3: Militantes do PT chamam Lula de ladrão, coisa inédita que merece ser compartilhada porque os petistas estão pensando fora da caixa esquerdista.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Militantes xingaram Lula de ladrão durante comício em 2019?

Obviamente, o vídeo ganhou vários compartilhamentos dos internautas, especialmente dos desfavoráveis ao PT, e viralizou. Mas será mesmo que os militantes petistas xingaram Lula de ladrão durante comício em 2019? A resposta é não! E nós te explicamos o porquê a seguir.

O primeiro fato que nos leva a desmentir toda essa história é que as mensagens que aparecem nas publicações que estão compartilhando o vídeo carregam todas as características de boatos: vagas (não fornecem mais informações de quando e onde aconteceu o tal comício), alarmistas (têm o apelo de causar revolta e burburinho entre os internautas), possuem vários erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que deem credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de hoje que aparecem vídeos fora do contexto relacionados ao ex-presidente Lula. Aqui no Boatos.orrg, nós já desmentimos alguns deles, como o vídeo falso que mostrava um ônibus de Londres com os dizeres Lula ladrão; outro que supostamente mostrava o ex-presidente sendo expulso da cidade de Bagé logo após saída da prisão; e, ainda, o vídeo que mostrava Lula sendo vaiado e chamado de ladrão ao chegar em Recife depois de deixar a prisão.

E, por últimos, cravamos o desmentido ao buscarmos pelo vídeo e descobrirmos que ele não é recente e tampouco os gritos dos militantes se tratam de hostilidades. Na realidade, o vídeo é de, no mínimo, 2017 e mostra um grito de guerra dos militantes petistas: “Lula ladrão, roubou meu coração”. Inclusive, tem até camiseta com a frase.

Não se sabe ao certo de onde se originou o bordão que acompanha os atos de Lula e toda a militância do PT como grito de guerra pelo país, mas a imagem com o desenho do ex-presidente com um coração e a frase “Lula ladrão, roubou meu coração” surgiu em tom de piada feita pelos próprios militantes lulistas, em 2016, depois do primeiro depoimento de Lula na Operação Lava Jato, em resposta a uma ilustração que aparecia em vários outdoors do ex-presidente com roupa de presidiário.

Resumindo: O vídeo que está circulando a internet mostrando o Lula sendo xingado de ladrão pelos próprios militantes do PT em comício em 2019 está sendo utilizado fora do contexto para espalhar boato. A militância não o xingou de ladrão em 2019 (até porque o vídeo é antigo) e, tampouco, está decepcionada, já se trata de um grito de guerra.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2KTV79R