Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado durante visita ao Pará, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado durante visita ao Pará, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado durante visita ao Pará, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula foi vaiado durante visita à cidade de Abaetetuba, no Pará. Governador Hélder Barbalho teve que intervir.

Não é de hoje que aparições de públicas de presidentes (não importando a corrente política) rendem informações falsas na internet. A mais nova que está circulando por aí aponta para algo que teria ocorrido com o presidente Lula durante visita à cidade de Abaetetuba (no Pará).

De acordo com textos que estão circulando por aí junto a um vídeo, Lula teria sido vaiado e humilhado durante a visita. No vídeo, o público é hostil quando uma mulher estava no palco e há uma intervenção do governador do Pará Hélder Barbalho.

Uma das mensagens que está viralizando junto ao vídeo tem o seguinte teor: “Lula ataca Bolsonaro e é Vaiado e Humilhado no Pará”. Outro diz o seguinte: “Lula não tem vergonha mesmo vaiado no Pará. Olha a cara do miserável não tem vergonha na cara”. “EVENTO COM LULA NO PARÁ É MARCADO POR VAIAS EM ALTO BOM SOM”, diz uma terceira. Assista:

@rodolfodelmond2 EVENTO COM LULA NO PARÁ É MARCADO POR VAIAS EM ALTO BOM SOM #para #pará #eventocomlula #lulanopará #lula #vaias ♬ som original – Rodolfo Delmond

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar do caráter alarmista e erros de português (clássicos de fake news na internet), a mensagem acaba detalhando uma situação (com direito a descrição do local) e também cita fonte confiável (que é uma participação de Lula no Pará).

Apesar disso, é importante destacar que já houve fake news que se utilizaram de imagens de aparições públicas do presidente. Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam que Lula havia sido vaiado na fábrica da Jeep, sido hostilizado em Portugal e até expulso de shopping.

Lula foi vaiado durante visita ao Pará, mostra vídeo?

Ao analisar o vídeo, podemos perceber que não há qualquer edição no vídeo em questão. Porém, isso não significa que as vaias no Pará foram direcionadas ao presidente Lula.

Como vocês podem perceber no vídeo, as vaias ocorrem durante a fala de uma mulher. Ela é a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (PSDB). Como o evento foi recheado de fãs de Lula e ela é “do outro lado”, os petistas a vaiaram.

Foi justamente por isso que o governador do Pará, Hélder Barbalho, fez a intervenção e fez o discurso sobre “discordâncias ficarem para as eleições”. De acordo com esta matéria do Poder 360, Lula e membros do governo foram aplaudidos. Não é possível ver manifestações contrárias ao presidente na transmissão oficial.

Resumindo: é falso que Lula tenha sido vaiado durante evento no Pará. O vídeo que está circulando é real, porém, as vaias na cidade de Abaetetuba não foram direcionadas ao presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: