Lula é vaiado e expulso de shopping por multidão em 2022 #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ex-presidente Lula foi vaiado e expulso de um shopping. Filmagem foi feita em 2022 e prova que pesquisas eleitorais estão erradas.

Estamos há dez meses das eleições presidenciais e podemos ver que as notícias falsas sobre o pleito estão com tudo na web. Muitas delas estão relacionadas com o que “candidato x” ou “y” fez. Na história de hoje, o personagem é o ex-presidente Lula.

De acordo com mensagens que acompanham um vídeo de uma multidão gritando “presidiário”, “bando de ladrão”, vai pra cadeia”, o Lula teria testado a sua popularidade indo fazer uma visita a um shopping. Só que ele teria sido vaiado e expulso do local. Em alguns casos, a história aponta que a filmagem teria sido feita no shopping Iguatemi, em São Paulo. Em outros, não há referência de local. Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Finalmente Lula aceitou o desafio e saiu às ruas para “provar” como está ocupando a liderança nas pesquisas! Olha como ele e sua meia dúzia de militantes foram recebidos pelos eleitores em um shopping! 🥸O presidiário pode ter se livrado da prisão com ajuda de seus coleguinhas, mas quero ver se livrar do povo que saqueou! Versão 2: PESQUISA PRESIDENCIAL AO VIVO LULA NO SHOPPING IGUATEMI

Lula foi vaiado e expulso de shopping por multidão em 2022?

Não demorou para o vídeo e a mensagem se espalharem com todas as forças por aí. Porém, nem o vídeo é de 2022 tampouco é referente a uma visita de Lula no shopping Iguatemi, em São Paulo (ou a qualquer outro shopping).

A mensagem que acompanha o vídeo já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto em questão é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove que está na mensagem.

Para além disso, o que não falta na internet são fake news relacionadas a vídeos do ex-presidente. Só nos últimos tempos, já desmentimos, por exemplo, informações falsas sobre ele estar em um iate chamado Lulalu e sobre ter sido expulso do aeroporto de Recife.

Assim como nos outros casos, bastaram algumas buscas para descobrirmos que, na realidade, o vídeo não tem relação com o presidente. Ou, pelo menos, não é de uma situação em que Lula estava presente.

Na realidade, o mesmo vídeo foi utilizado em um boato desmentido pelo Boatos.org em 2018. Na ocasião, a fake news apontava que a pessoa hostilizada havia sido o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

Na outra ocasião, acertaram em uma coisa: o local. O vídeo, como apontou a nossa checagem da época, foi gravado no shopping Barra, de Salvador. Porém, não havia nem Jaques Wagner (tampouco Lula na situação). Relembre o que escrevemos na época:

No dia 11 de agosto [de 2018], simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizaram um “trompetaço” no Shopping Barra, em Salvador. Como já era esperado, o evento não reuniu apenas os simpatizantes do ex-presidente, mas também pessoas da oposição (assim como manda a “cartilha” da polarização do Brasil).

E foi no meio de toda essa história, a informação de que Jaques Wagner estaria no Shopping Barra acabou sendo compartilhada por diversos movimentos (auto-denominados) antipetistas. Porém, existe um pequeno detalhe: Jaques Wagner não estava no local.

A primeira coisa que denuncia “a farsa” está no vídeo. Apesar de acusarem o ex-governador da Bahia e candidato ao Senado de ser vaiado, em nenhum momento a filmagem mostra Jaques Wagner. E isso fica bem claro em diversas notícias que circularam sobre a manifestação. Nenhuma faz menção a ele.

O próprio Jaques Wagner chegou a compartilhar imagens da manifestação e, em nenhum momento, fala sobre sua presença no local. A história foi desmentida pela própria assessoria do ex-governador e por sites de notícia da Bahia.

Resumindo: o vídeo não é de 2022, não foi gravado na presença de Lula e não foi feito no shopping Iguatemi, em São Paulo. A filmagem é de 2018 e, inclusive, já foi utilizada em uma notícia falsa desmentida pelo Boatos.org na época.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet