Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado e recebido sob gritos de ladrão em Portugal em 2023, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado e recebido sob gritos de ladrão em Portugal em 2023, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão em Portugal em 2023, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que o presidente Lula foi recebido sob os gritos de ladrão e vaiado na chegada à Portugal em 2023.

O governo Lula está chegando em uma fase na qual estão sendo realizadas diversas viagens internacionais. E assim como a viagem à China gerou uma fake news, o mesmo está ocorrendo com a ida a Portugal.

De acordo com mensagens que estão circulando entre pessoas que não nutrem simpatia pelo atual presidente, um vídeo mostraria o que seriam vaias para Lula na chegada a Portugal em 2023.

O vídeo é dividido em dois momentos: no primeiro, ele chega do avião presidencial sob um forte esquema de segurança. No segundo, ele é hostilizado e ouve gritos de “Lula ladrão seu lugar é na prisão”. Assista ao vídeo e leia a mensagem que o acompanha:

Recepção de Lula Em Portugal , Assistam Até O Final ! A chegada de Lula em Portugal Grande reforço de seguranças. Mas ao passar pelas ruas de Lisboa foi o que todos esperavam. Recepção amorosa pra Lula.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vídeo mostra Lula vaiado e recebido sob gritos de ladrão em Portugal em 2023?

As imagens, é claro, geraram muita “comemoração na internet” e, obviamente, “cumprem um papel” das fake news (papel péssimo, aliás): de servir como sugestão para hostilidades a Lula. Independentemente dos fins, uma coisa é certa com os meios: o vídeo não tem qualquer relação com a chegada de Lula ao país europeu.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias sobre as tais hostilidades a Lula já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Assim como uma “boa” fake news, o texto que circula é vago, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove a tal história.

Além disso, o que não falta na internet é fake news sobre episódio de “hostilidades a Lula”. Já desmentimos, por exemplo, que Lula foi hostilizado em Curitiba em 2022, em um shopping de São Paulo em 2022 e até na sua cidade natal.

Ao buscar pela história em questão, descobrimos algumas informações interessantes. A primeira parte do vídeo, de fato é de 2023 e mostra Lula chegando a Portugal. Este vídeo publicado no canal do Poder 360 mostra o trecho:

Porém, não há nada sobre hostilidades (pelo menos até o momento) a Lula. Há, sim, um temor (como aponta esta matéria da Folha). Porém, não há qualquer confirmação disso.

Ao buscar pelo vídeo dos gritos de “Lula ladrão”, descobrimos que eles não são de 2023. Na realidade, as manifestações ocorreram no final do ano passado. Na saída do Palácio de Belém, sede do governo de Portugal, manifestantes a favor e contra gritaram palavras de ordem (há fontes aqui, aqui e aqui).

Se não bastasse isso, algumas versões do próprio boato (não a que colocamos ali em cima) ajudam a denunciar a farsa. Na marca d’água do vídeo há a descrição “novembro de 2022” (algo que foi devidamente escondido da montagem que tá circulando).

Resumindo: o vídeo de pessoas xingando, vaiando e chamando Lula de “ladrão” em Portugal não é da viagem de 2023. Pelo menos até o momento, não temos nenhum registro desta natureza em abril de 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: