Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado e chamado de ladrão na fábrica da Jeep, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão na fábrica da Jeep, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão na fábrica da Jeep, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra o momento em que Lula é chamado de ladrão e vaiado durante inauguração da fábrica da Jeep.

Nos últimos dias, Lula fez uma visita a algumas cidades da região Nordeste do Brasil. A visita gerou manifestações a favor e contra o presidente. De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, Lula teria sofrido hostilidades durante a inauguração da fábrica da Jeep em Goiana (PE).

Um vídeo de pessoas supostamente gritando “ladrão” e “vergonha” está circulando junto com a informação que aponta que seriam hostilidades do momento em que ele entrou na fábrica da Jeep. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Lula é evacionado na jeep em Goiana PE.!!! Versão 2: Assim que um ladrão condenado, e ovancionado kkkkkkk. Não vai sair na rua sem ter paz kkkkkk Versão 3: Lula sendo Homenageado em visita na Fábrica da JEEP. Versão 4: Lula sendo vaiado na fábrica da Jeep na Bahia Versão 5: Olha o amor que lula e recebido, e assim em todos os lugares, e o sem vergonha ainda da tchauzinho, isso foi hj na Jeep  em Goiânia

@abarrosdigitalbem feiro, bem feito, bem feito.!!!♬ som original – (☝◞‸◟)☞

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Lula foi vaiado e chamado de ladrão na fábrica da Jeep?

Não demorou para a história chamar atenção nas redes sociais e WhatsApp, principalmente, quando falamos de pessoas contrárias a Lula. Só tem um detalhe importante: é falso que Lula foi vaiado e chamado de ladrão na fábrica da Jeep.

A mensagem tem algumas características intrínsecas a fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a informação em questão. Para piorar, algumas mensagens dão informações erradas (como a que aponta que a fábrica é em “Goiânia”).

Ao buscar por notícias sobre a visita de Lula na fábrica da Jeep, não encontramos em nenhuma fonte confiável que aponte que o presidente sofreu hostilidades durante a visita à fábrica em Goiana (PE).

Resolvemos, então, buscar pelo vídeo que mostraria as tais hostilidades ao presidente. Logo percebemos que o áudio em questão era outro. Na realidade, o que há são aplauso a Lula durante a visita dele. Assista ao vídeo:

É possível ver o mesmo momento de outro ângulo neste vídeo do perfil oficial de Lula no Twitter:

Resumindo: é falso que Lula tenha sido vaiado e chamado de ladrão durante inauguração da fábrica da Jeep em Goiana, Pernambuco. O vídeo que está circulando foi editado de forma a enganar o internauta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm