Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula usou ponto eletrônico durante debate da Band #boato

Lula usou ponto eletrônico durante debate da Band #boato

Lula usou ponto eletrônico durante debate da Band, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante debate presidencial, no dia 28/08, na Band, Lula usou ponto eletrônico para ajudar a responder às questões.

O primeiro debate presidencial das eleições de 2022 segue dando o que falar. O primeiro encontro entre os candidatos à Presidência da República aconteceu no dia 28 de agosto de 2022, na Band.

A noite ficou marcada pelos embates entre os dois principais candidatos: o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, que aparecem, respectivamente, nas duas primeiras posições nas pesquisas de intenção de votos.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria utilizado um ponto eletrônico durante o debate. Segundo a publicação, Lula estaria usando o ponto para ajudá-lo a responder às questões. Ainda de acordo com a história, o uso do ponto eletrônico seria proibido. Confira:

Versão 1: “Lula usou ponto eletrônico  pra receber ” fila” no debate , o que é  proibido pelas regras”. Versão 2: “O ladrão tentou roubar até no debate com ponto eletrônico (não permitido). É muita vagabundagem!”. Versão 3: “Trapaceiro! Lula estaria usando ponto eletrônico no debate? Deixem esses comentários!”.

Lula usou ponto eletrônico durante debate da Band?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook, e deixou muitos eleitores revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao analisar a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, desde que as entrevistas e os debates presidenciais começaram, histórias falsas sobre os candidatos à Presidência têm pipocado nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que doença grave de Lula teria sido observada durante o debate presidencial. Também a que indicava que Vera Magalhães teria admitido que provocou Bolsonaro de propósito no debate da Band e, por fim, a que apontava que Lula teria recebido uma folha com respostas da Globo em entrevista para o Jornal Nacional.

Se isso não bastasse, não existe qualquer prova de que Lula usou um ponto eletrônico durante o debate na Band. E como já estamos cansados de dizer por aqui, o ônus da prova é sempre de quem acusa. A história apenas mostra uma foto da orelha de Lula, com uma seta apontando para um dos ouvidos do ex-presidente. A imagem não mostra nada, a não ser a orelha de Lula. E dada a numerosa quantidade de luzes no cenário, é bem provável que se trate apenas de um reflexo. Para além disso, a história não apresenta outras provas.

Por fim, usar um ponto eletrônico durante um debate presidencial no formato no qual foi realizado o da Band não é lá uma estratégia muito interessante. Na oportunidade, os candidatos poderiam escolher para quem iriam perguntar. O mesmo acontecia com os jornalistas convidados. Se tratava muito mais de uma conversa interpessoal do que perguntas e respostas prontas (ou de sim ou não). Nesse sentido, um ponto eletrônico poderia até ter um efeito contrário, atrapalhando o candidato.

Em resumo: a história que diz que Lula usou um ponto eletrônico durante o debate presidencial na Band é falsa! A história não apresenta nenhuma prova, apenas uma imagem que não fala por si só e, na realidade, não prova nada. Além disso, se a história fosse realmente verdadeira, já teria se espalhado e, inclusive, estaria circulando na mídia (o que não ocorreu). Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso