Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula está com doença grave, há choro na sede do PT e é o fim da candidatura #boato

Lula está com doença grave, há choro na sede do PT e é o fim da candidatura #boato

Lula está com doença grave, há choro na sede do PT e é o fim da candidatura, diz boato (Foto: Reprodução/YouTUbe)

Boato – Lula está sofrendo de decadência e confusão mental, decorrente do consumo de álcool, e esse é o fim de sua carreira

A disputa presidencial nas eleições de 2022 está a todo o vapor. Após uma semana de entrevistas com os presidenciáveis na Globo, foi a vez da emissora Band realizar o primeiro debate presidencial com os 6 principais candidatos ao cargo, no dia 28 de agosto de 2022.

O encontro foi marcado por muitas perguntas relacionadas ao projeto de governo de cada candidato, por ataques entre eles e por um dos embates mais esperados da noite entre os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de votos: Lula e Bolsonaro.

E é claro que o primeiro debate presidencial seria usado pelos disseminadores de fake news. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva estaria sofrendo de decadência e confusão mental, decorrente do consumo de álcool. Segundo a publicação, o caso ficou evidente no debate presidencial do dia 28/08, onde Lula não teria conseguido completar frases e concluir seu raciocínio. Ainda segundo a história, o presidente e candidato Bolsonaro teria rido ao perceber a situação que, de acordo com a história, seria o fim da carreira de Lula. Confira:

“URGENTE! LULA COM DOENÇA GRAVE – CH0R0 NA SEDE DO PT! FIM DA CANDIDATURA DO PETISTA!”.

Lula está com doença grave, há choro na sede do PT e é o fim da candidatura?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no YouTube e no Telegram, deixando muitos eleitores de Lula preocupados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e da falta de provas.

Não é de hoje que vídeos com títulos bombásticos, mas que não sustentam o conteúdo anunciado circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que Alexandre de Moraes teria chorado ao ser preso, após ordem de delegado da PF. Também o que indicava que um vídeo mostraria Lula bêbado durante o lançamento de sua campanha ontem e, por fim, o que apontava que Lula estaria com doença grave e iria desistir da candidatura.

Ao analisar o vídeo em questão, percebemos que as imagens não falam em “choro do PT” e tampouco que Lula estaria com uma doença grave. Muito menos que esse seria o fim da candidatura do ex-presidente. O vídeo fala apenas em “fim de carreira”, em tom irônico. Além disso, a informação não consta em nenhum veículos de comunicação confiável.

Se isso não bastasse, o vídeo em questão, na verdade, é um artigo opinativo que sugere que Lula está “caduco”, por causa do consumo de álcool. Vale ressaltar que todas essas opiniões não têm embasamento algum e buscam construir uma imagem de Lula de “bêbado inapto para assumir a Presidência”.

Por fim, ao assistir o debate presidencial exibido no dia 28 de agosto de 2022, não conseguimos identificar nenhum ponto citado na história (decadência ou confusão mental de Lula). Além do ex-presidente ter respondido e contestado diversas perguntas e afirmações no debate presidencial, ele também participou e respondeu diversos questionamentos na entrevista ao Jornal Nacional, no dia 25 de agosto de 2022, sem apresentar nenhum tipo de confusão e nem titubear ao responder as perguntas de William Bonner e Renata Vasconcellos.

Em resumo: a história que diz que Lula está com uma grave doença, sofrendo de confusão mental por causa do álcool e esse seria o fim de sua candidatura é falsa! O vídeo é um clássico click bait, que tem um título bombástico, mas que não mostra nada daquilo prometido no título. O vídeo, que na verdade é um artigo opinativo, tenta construir uma narrativa de que Lula está ficando “caduco” por conta do consumo do álcool e, consequentemente, não estaria apto para assumir a Presidência. Entretanto, o vídeo não apresenta nenhum tipo de prova. No próprio debate presidencial é possível ver que Lula respondeu de forma bastante assertiva todos os questionamentos. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso