Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020 #boato

Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020 #boato

Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Lula se reuniu com membros da torcida organizada Gaviões da Fiel antes de protestos antifascistas ocorridos em maio de 2020 em São Paulo. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado da prisão no dia 8 de novembro de 2019, após cumprir 1 ano e 7 meses de uma pena de pouco mais de 12 anos depois de sua condenação no caso do triplex.

E se tem uma coisa que Lula não tem feito desde que saiu da prisão isso foi manter a discrição. De novembro para cá, Lula já deu algumas entrevistas, mais recentemente participou de videoconferências e até causou revolta após proferir uma frase polêmica e completamente infeliz.

Mas de acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais nos últimos dias, Lula também teria tirado um tempo livre para visitar a torcida organizada do seu time do coração: a Gaviões da Fiel. Segundo a publicação, Lula teria se reunido com a torcida Gaviões da Fiel momentos antes do protesto antifascista realizado no domingo, dia 31 de maio de 2020. A prova ficaria por conta de um vídeo que, supostamente, mostra Lula cumprimentando membros da torcida organizada momentos antes do ocorrido. Confira:

Versão 1: “LULA NA GAVIÕES DA FIEL HORAS ANTES DOS ATAQUES DE DOMINGO”. Versão 2: “Quem contratou os gaviões da fiel pra manifestação demôniocracia de Domingo passado na Avenida Paulista..esse facínora Tudo pode???? Hein STF..????..desde quando Lula é o Estado demoniocrático de direito????desde quando STF Foi eleito Presidente da República do Brasil????? que porraaaaa é essa????. Álvaro Dias defendeu a balbúrdia no Domingo na sua página de domingo dizendo ser um ato democrático????”.

Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens rodaram as redes sociais e causaram revolta entre os internautas que chegaram até a cogitar que Lula estaria por trás da organização das manifestações antifascistas. Mas será que essa história de que Lula teria ido apoiar a Gaviões da Fiel antes das manifestações antifascistas é real? Não!

Vamos aos fatos! Ao ler a publicação, já é possível identificar diversas características de fake news na mensagem. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, desde a realização dos protestos, diversas histórias falsas sobre o evento ou em relação ao assunto começaram a pipocar nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que uma foto mostraria manifestantes queimando uma bandeira do Brasil durante os protestos antifascistas em São Paulo. Também a que indicava que Winston Churchill teria dito que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” e, por fim, a que apontava que o “grupo terrorista Antifa de George Soros” teria vindo ao Brasil para impedir manifestações pró-Bolsonaro.

Resolvermos, então, procurar pelo vídeo na internet e descobrimos que a história não é bem assim. O vídeo, de fato, é real, mas não foi feito no dia 31 de maio de 2020 (data dos protestos). As imagens foram gravadas em novembro de 2019, logo após Lula deixar a prisão. No YouTube, é possível encontrar outros registros do encontro entre Lula e a Gaviões da Fiel naquela oportunidade.

Uma busca a mais e descobrimos que o tal encontro aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A torcida organizada Gaviões da Fiel recepcionou o ex-presidente em um evento que transmitiu a partida entre Corinthians e Palmeiras pelo Brasileirão. Lula é torcedor fiel do Corinthians.

Se isso não fosse suficiente, outros serviços de checagem brasileiros já desmentiram a história. O site Fato ou Fake, por exemplo, destacou que a assessoria de Lula confirmou que o ex-presidente estava em casa no dia dos protestos em prol da democracia e contra o fascismo.

o site Aos Fatos ressaltou que a convocação para as manifestações do dia 31 de maio de 2020 não foi feita pela diretoria da torcida, mas sim por integrantes da Gaviões da Fiel e da Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras. Ou seja, não faz o menor sentido que eles tenham se encontrado na sede da Gaviões da Fiel.

Por fim, vale destacar que essa não é a primeira vez que o nome do ex-presidente Lula é usado em histórias falsas durante a quarentena. No início do isolamento no Brasil, uma publicação dava conta que Lula teria ido para a Dinamarca, onde supostamente não existiria a Covid-19, enquanto o Brasil sofria com a doença. A história, claro, foi desmentida pela equipe do Boatos.org.

Em resumo: a história que diz que Lula se encontrou com a Gaviões da Fiel momentos antes dos protestos antifascistas no dia 31 de maio de 2020 é falsa! O vídeo usado nas publicações, de fato, é real, mas não foi feito no contexto dos protestos. As imagens foram registradas em novembro de 2019, antes da partida entre Corinthians e Palmeiras, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Além disso, a assessoria de Lula confirmou que o ex-presidente permaneceu em casa no dia do protesto em questão. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp