Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Winston Churchill disse que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” #boato

Winston Churchill disse que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” #boato

Winston Churchill disse que os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-Primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill, disse que “fascistas do futuro” se chamarão de “antifascistas”. 

Torcidas organizadas convocaram manifestações, neste domingo, dia 31 de maio de 2020, em prol da democracia brasileira e contra o fascismo. Grupos de esquerda e movimentos sociais também se uniram ao movimento e protestos foram registrados na capital paulista e também no Rio de Janeiro.

No mesmo dia, grupos pró-Bolsonaro também resolveram sair às ruas. Não funcionou. Em São Paulo, os protestos acabaram em confronto entre os dois grupos. O movimento pró-democracia acabou reprimido com violência pela polícia. No Rio, também houve princípio de confusão.

Em meio a esse contexto, uma história começou a circular nas redes sociais. Por conta da frases antifascistas do movimento pró-democracia, algumas pessoas recuperaram uma suposta frase dita por um ex-Primeiro ministro do Reino Unido. Segundo a publicação, Winston Churchill teria dito que “os fascistas do futuro, se chamarão a si mesmos de antifascistas”. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Comentário: “Winston Churchill, o Primeiro-ministro do Reino Unido durante a 2ª guerra mundial. Mais profético impossível!”. Imagem: “Os fascistas do futuro, se chamarão a si mesmos de antifascistas”.

Winston Churchill disse que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”?

A publicação, é claro, viralizou nas redes sociais e foi amplamente compartilhada por pessoas contra o movimento antifascista. Mas será que essa história de que Winston Churchill teria dito que fascistas do futuro vão se intitular antifascistas é real? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação apresenta diversas características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, frases falsas atribuídas a grandes nomes da História são recorrentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que indicava que Shakespeare teria dito que sempre se sentia feliz, pois não esperava nada de ninguém. Também a que apontava que Gandhi teria dito a um professor da Universidade de Oxford que cada um escolhe o que não tem e, por fim, a que indicava que Bill Gates teria dito que um vendedor de jornais era o homem mais rico do mundo.

Resolvemos, então, procurar pela tal frase supostamente dita por Winston Churchill, mas não encontramos nada que pudesse embasar a história. Pelo contrário, encontramos desmentidos sobre o assunto.

Em 2018, um site que se dedica a organizar informações sobre a vida de Winston Churchill fez uma publicação após o governador do Texas, Gregg Abbott, compartilhar a mesma frase atribuída ao ex-Primeiro ministro do Reino Unido. Pesquisadores pontuaram que Churchill criticava os extremismos políticos e que a frase nunca foi dita por ele.

Já o site de fact-checking Snopes destacou que o nome de Churchill começou a aparecer junto da frase em 2010, mas que nenhum registro oficial do ex-Primeiro ministro mostra a frase. Por fim, a frase já foi atribuída falsamente a outras pessoas. Em 2018, a citação chegou a ser atribuída erroneamente ao ex-escritor José Saramago.

Em resumo: a história que diz que Winston Churchill teria dito que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” é falsa! Além da frase já ter sido atribuída, erroneamente, a outras pessoas, nenhum registro oficial de Winston Churchill mostra a frase como sendo dita por ele. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp