Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra grupo Antifa queimando bandeira do Brasil em protesto de São Paulo em 2020 #boato

Foto mostra grupo Antifa queimando bandeira do Brasil em protesto de São Paulo em 2020 #boato

Foto mostra grupo Antifa queimando bandeira do Brasil em protesto de São Paulo em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Grupo antifascista Antifa queimou bandeira do Brasil durante protesto em São Paulo (SP), em 2020, mostra Imagem.

Os protestos de domingo, dia 31 de maio de 2020, que levaram grupos pró-democracia e antifascistas às ruas de algumas cidades do Brasil ainda tem dado o que falar.

E, infelizmente, pelas fake news. O embate entre os grupos pró-democráticos e bolsonaristas não ficou restrito apenas às ruas. As redes sociais também foram palco para as discussões.

Nesse contexto, nos últimos dias, uma história tem circulado na internet e gerado revolta. De acordo com uma publicação, uma foto que seria do protesto de domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), mostraria o grupo antes antifascista Antifa queimando uma bandeira do Brasil.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “QUEIMAR A BANDEIRA DO BRASIL, É DEMOCRACIA?”. Versão 2: “Olhe o grupo democrático da mídia brasileira! Queimando a bandeira do Brasil só pra desenhar para quem ainda vai dizer que é capim !”. Versão 3:: “É ESSE TIPO DE ATITUDE QUE A CNN E A GLOBO CONSIDERAM DEMOCRÁTICAS. LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!”.

Foto mostra grupo Antifa queimando bandeira do Brasil em protesto de São Paulo em 2020?

É claro que a publicação causou rebuliço nas redes sociais e gerou comentários de indignação por parte dos patriotas. Mas será que essa história de que o grupo antifascista e pró-democrático realmente queimou a bandeira do Brasil no protesto de domingo, em São Paulo (SP)? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Antes de tudo, é necessário fazer uma ressalva. Na segunda-feira, dia 1 de junho, centenas de pessoas se reuniram em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, para protestar contra o Movimento fascista. Na ocasião, alguns manifestantes arrancaram a bandeira do Brasil, hasteada em frente ao Palácio, para rasgá-la e queimá-la. Porém, a foto que está sendo divulgada pela história de hoje nada tem a ver com o ocorrido.

Dito isso, basta uma leitura rápida na mensagem para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet. Ela é vaga, bastante alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Procurando pela imagem na internet, descobrimos que a foto, além de não ter nada a ver com as manifestações do dia 31 de maio de 2020, ela é antiga.

A imagem foi registrada no dia 21 de janeiro de 2016, em São Paulo (SP). Na ocasião, o Movimento Passe Livre (MPL) convocou manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público. Como é possível ver, alguns manifestantes queimaram uma bandeira do Brasil, como forma de protesto, durante o ato.

A história chegou a ser desmentida por outros serviços de fact-checking, como a Agência Lupa, o site Aos Fatos e o serviço de checagem e-Farsas. Todos destacaram que, intencionalmente ou não, muitas pessoas estão compartilhando um material antigo como sendo atual.

Em resumo: a história que diz que manifestantes antifascistas do grupo Antifa teriam queimado a bandeira do Brasil durante as manifestações de domingo é falsa! A foto, de fato, é real. Porém, nem foi registrada durante as manifestações de domingo e muito menos é atual. A imagem foi feita durante um ato do Movimento Passe Livre, em 2016, em São Paulo. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp