Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020 #boato

Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020 #boato

Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Lula se reuniu com membros da torcida organizada Gaviões da Fiel antes de protestos antifascistas ocorridos em maio de 2020 em São Paulo. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado da prisão no dia 8 de novembro de 2019, após cumprir 1 ano e 7 meses de uma pena de pouco mais de 12 anos depois de sua condenação no caso do triplex.

E se tem uma coisa que Lula não tem feito desde que saiu da prisão isso foi manter a discrição. De novembro para cá, Lula já deu algumas entrevistas, mais recentemente participou de videoconferências e até causou revolta após proferir uma frase polêmica e completamente infeliz.

Mas de acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais nos últimos dias, Lula também teria tirado um tempo livre para visitar a torcida organizada do seu time do coração: a Gaviões da Fiel. Segundo a publicação, Lula teria se reunido com a torcida Gaviões da Fiel momentos antes do protesto antifascista realizado no domingo, dia 31 de maio de 2020. A prova ficaria por conta de um vídeo que, supostamente, mostra Lula cumprimentando membros da torcida organizada momentos antes do ocorrido. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “LULA NA GAVIÕES DA FIEL HORAS ANTES DOS ATAQUES DE DOMINGO”. Versão 2: “Quem contratou os gaviões da fiel pra manifestação demôniocracia de Domingo passado na Avenida Paulista..esse facínora Tudo pode???? Hein STF..????..desde quando Lula é o Estado demoniocrático de direito????desde quando STF Foi eleito Presidente da República do Brasil????? que porraaaaa é essa????. Álvaro Dias defendeu a balbúrdia no Domingo na sua página de domingo dizendo ser um ato democrático????”.

Lula se reuniu na sede da Gaviões da Fiel horas antes de protesto antifascista em 2020?

As imagens rodaram as redes sociais e causaram revolta entre os internautas que chegaram até a cogitar que Lula estaria por trás da organização das manifestações antifascistas. Mas será que essa história de que Lula teria ido apoiar a Gaviões da Fiel antes das manifestações antifascistas é real? Não!

Vamos aos fatos! Ao ler a publicação, já é possível identificar diversas características de fake news na mensagem. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, desde a realização dos protestos, diversas histórias falsas sobre o evento ou em relação ao assunto começaram a pipocar nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que uma foto mostraria manifestantes queimando uma bandeira do Brasil durante os protestos antifascistas em São Paulo. Também a que indicava que Winston Churchill teria dito que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” e, por fim, a que apontava que o “grupo terrorista Antifa de George Soros” teria vindo ao Brasil para impedir manifestações pró-Bolsonaro.

Resolvermos, então, procurar pelo vídeo na internet e descobrimos que a história não é bem assim. O vídeo, de fato, é real, mas não foi feito no dia 31 de maio de 2020 (data dos protestos). As imagens foram gravadas em novembro de 2019, logo após Lula deixar a prisão. No YouTube, é possível encontrar outros registros do encontro entre Lula e a Gaviões da Fiel naquela oportunidade.

Uma busca a mais e descobrimos que o tal encontro aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A torcida organizada Gaviões da Fiel recepcionou o ex-presidente em um evento que transmitiu a partida entre Corinthians e Palmeiras pelo Brasileirão. Lula é torcedor fiel do Corinthians.

Se isso não fosse suficiente, outros serviços de checagem brasileiros já desmentiram a história. O site Fato ou Fake, por exemplo, destacou que a assessoria de Lula confirmou que o ex-presidente estava em casa no dia dos protestos em prol da democracia e contra o fascismo.

o site Aos Fatos ressaltou que a convocação para as manifestações do dia 31 de maio de 2020 não foi feita pela diretoria da torcida, mas sim por integrantes da Gaviões da Fiel e da Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras. Ou seja, não faz o menor sentido que eles tenham se encontrado na sede da Gaviões da Fiel.

Por fim, vale destacar que essa não é a primeira vez que o nome do ex-presidente Lula é usado em histórias falsas durante a quarentena. No início do isolamento no Brasil, uma publicação dava conta que Lula teria ido para a Dinamarca, onde supostamente não existiria a Covid-19, enquanto o Brasil sofria com a doença. A história, claro, foi desmentida pela equipe do Boatos.org.

Em resumo: a história que diz que Lula se encontrou com a Gaviões da Fiel momentos antes dos protestos antifascistas no dia 31 de maio de 2020 é falsa! O vídeo usado nas publicações, de fato, é real, mas não foi feito no contexto dos protestos. As imagens foram registradas em novembro de 2019, antes da partida entre Corinthians e Palmeiras, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Além disso, a assessoria de Lula confirmou que o ex-presidente permaneceu em casa no dia do protesto em questão. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp