Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula promete indulto a Adélio Bispo, mostra vídeo da Jovem Pan #boato

Lula promete indulto a Adélio Bispo, mostra vídeo da Jovem Pan #boato

Vídeo da Jovem Pan mostra que Lula promete indulto a Adélio Bispo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Jovem Pan noticiou em vídeo que o presidente eleito Lula prometeu indulto a Adélio Bispo por conta da facada em Bolsonaro.

Passada as eleições, o ritmo da desinformação, por incrível que pareça, só fez crescer. Muitas das notícias falsas que estão circulando por aí apontam para supostas medidas que seriam tomadas pelo presidente eleito Lula. A última que vimos aponta para um suposto vídeo da Jovem Pan.

Uma imagem dos apresentadores da Jovem Pan Thiago Uberreich e Adriana Reid no estúdio está circulando junto com o seguinte lettering (aqueles textos que aparecem na tela): “JP URGENTE Presidente eleito Lula, promete indulto para Adelio Bispo. Petista diz que Adélio já pagou pelo seu crime”.

Junto ao print da apresentação há mensagens com críticas a Lula. “Quer pra desenhar??? “Loola promete INDULTO a Adélio””, diz uma delas. “CANALHA, MIL VEZES !” e “A verdadeira quadrilha”, apontam outras.

Vídeo da Jovem Pan mostra que Lula promete indulto a Adélio Bispo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e, como vocês viram gerar críticas. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula prometeu dar indulto a Adélio Bispo e que, ainda por cima, a Jovem Pan noticiou isso.

A mensagem, o histórico recente e a ausência de conteúdo em fontes confiáveis já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. O texto tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, o que não tem faltado na internet são mensagens falsas que apontem para medidas polêmicas de Lula. Ontem mesmo, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que o Pix seria taxado, que o Brasil teria uma moeda chamada Peso Real e que a Bíblia seria banida.

Ao buscar em fontes confiáveis pela informação, nada encontramos. Não há qualquer notícia na mídia sobre o assunto tampouco o registro da suposta promessa de Lula. Nem mesmo nos canais da Jovem Pan há a tal informação.

Ao analisar o lettering, é possível ver que a fonte se diferencia da utilizada nos letterings da Jovem Pan (mais arredondada e robusta). Além disso, a parte de baixo fala em Australian Open. O torneio de tênis ocorre no início do ano e não teve nenhuma notícia recente sobre ele.

Com isso, podemos afirmar que pegaram uma imagem qualquer da Jovem Pan, colocaram a informação falsa sobre Lula e Adélio e saíram compartilhando o fake por aí. Nem Lula fez tal promessa tampouco a Jovem Pan noticiou a informação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso