Nova moeda Peso Real será lançada por Lula no Brasil e Argentina #Boato

Boato – Depois que Alberto Fernández veio visitar Lula no Brasil, nosso país e a Argentina vão lançar uma nova moeda: o Peso Real.

Lula nem assumiu a Presidência da República e já há notícias bombásticas “sobre novas medidas” que ele tomaria. A última, vinda de pessoas que não nutrem simpatia pelo presidente eleito, aponta para algo que, de acordo com comentários, levaria o nosso país à falência.

Tudo começou com a visita do presidente da Argentina, Alberto Fernández, a Lula depois do resultado das eleições. A partir daí, um print de um programa de TV da Argentina com o lettering ““Peso Real”, la idea de uma moneda comum para Argentina y Brasil” começou a circular junto com a informação que Lula estava planejando a nova moeda. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: “Peso real”, a criação de uma moeda única é o assunto que está sendo tratado entre o presidente da Argentina e Presidente eleito Lula. Versão 2: Se preparem, lá eles estão em uma crise bacana, faz o L aí Enquanto isso na ARGENTINA já estão falando da moeda PESO-REAL. Essa semana o Presidente da Argentina veio visitar Lula.

Nova moeda Peso Real será lançada por Lula no Brasil e Argentina?

A história não demorou a circular na internet e gerar críticas por parte daqueles que criam a falsa narrativa de que o “Brasil vai virar uma Argentina”. Para além da fake news, há um detalhe: é falsa a informação (pelo menos por enquanto) de que Lula planeja a moeda Peso Real.

As características da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar qualquer fonte confiável) já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Além disso, não é de hoje que circulam notícias falsas sobre “medidas do governo” do futuro governo Lula.

Durante a campanha desmentimos fake news que, por exemplo, apontavam para “banheiros unissex”, “taxação do Pix”, “fim do Pix” e outras coisas. Assim como nos outros casos, a informação é falsa.

Não há nenhuma menção recente por parte de Lula ou Alberto Fernández em relação à criação da “nova moeda Peso Real”. Nem mesmo no plano de governo de Lula há qualquer medida desta natureza.

Na realidade, a única menção dos últimos anos que temos sobre a moeda unificada é de uma declaração de Paulo Guedes de maio apontando para uma possibilidade futura da criação da moeda. Possibilidade que foi rechaçada por especialistas. Estranhamente, nenhum seguidor de Bolsonaro criticou o ministro da Economia.

Quando Paulo Guedes falou pela primeira vez nesta possibilidade, lá por 2019, muito se debateu na mídia da Argentina. Não achamos o programa em questão, mas muito provavelmente é desta época. Não há nenhum registro de debate recente sobre o assunto entre os hermanos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Brasil e a Argentina com Lula e Alberto Fernández estão planejando a criação de uma moeda única chamada Peso Real. Trata-se de mais uma fake news sobre “ideias do governo” que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet