Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é chamado de ladrão e vaiado em visita ao shopping Del Rey em Belo Horizonte #boato

Lula é chamado de ladrão e vaiado em visita ao shopping Del Rey em Belo Horizonte #boato

Lula ouve gritos de ladrão e é vaiado em visita ao shopping Del Rey em Belo Horizonte, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O ex-presidente Lula foi testar a sua popularidade no shopping Del Rey, em Belo Horizonte. Aí o povo o vaiou e começou a chamar ele de ladrão.

Falamos há algumas semanas no A Semana em Fakes que há um tipo de fake news muito recorrente: o do vídeo tirado de contexto para desmerecer os resultados das pesquisas eleitorais. Hoje, temos mais um exemplo disso.

Um vídeo de um grupo de pessoas gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” tem circulado junto com mensagens que apontam que ele foi gravado no shopping Del Rey, em Belo Horizonte, durante uma visita de Lula ao local. As mensagens aproveitam para incutir a ideia de que as pesquisas que mostram o ex-presidente em primeiro lugar são falsas. Leia algumas das mensagens que circulam por aí e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Hoje Lula testando sua popularidade no Shopping Del Rey em Belo Horizonte. Versão 2: Lula sendo homenageado no shopping Del Rey em Belo Horizonte! Como o povo conhece bem o molusco! Versão 3: Visita do Lula ladrão no Shopping Del Rey em Minas Gerais . Hoje 09/05/2022 (Deveria ficar orgulhoso por o POVÃO em côro o chamar pelo verdadeiro nome.) Versão 4: Lula sendo chamando de ladrão nk Shopping Del Rey em Belo Horizonte, Minas Gerais. Versão 5: Lula faz teste no shopping e deu ruim.

Lula ouve gritos de ladrão e é vaiado em visita ao shopping Del Rey em Belo Horizonte?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou muito para a história se espalhar entre grupos bolsonaristas. Só que, apesar de o vídeo ser real, ele não foi gravado em um evento no qual Lula esteve presente e tampouco o vídeo é do shopping Del Rey em Belo Horizonte.

As mensagens, o histórico e a ausência de notícias sobre o caso já nos deixa muito desconfiados da realidade da informação. Os textos, assim como tantos outros boatos, têm características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis que confirmem a veracidade da informação.

Além disso, fake news sobre “hostilidades recentes” contra Lula têm sido muito comuns na internet. Só nos últimos tempos, desmentimos histórias falsas sobre ele ter sido vaiado em Curitiba, Recife e até “vaiado em shopping”.

Para terminar o nosso “briefing inicial”, fomos buscar por notícias que apontassem para a tal manifestação na presença de Lula. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto. Ou seja: a teoria “brotou” em redes sociais.

Mais algumas buscas e encontramos, de fato, o que ocorreu. Ao contrário do que apontam as mensagens, não se tratou de uma manifestação na presença do ex-presidente. Na realidade, as imagens foram gravadas no Shopping Vitória, localizado na capital do Espírito Santo.

O local foi, como mostra esta matéria da A Gazeta, palco de uma manifestação favorável a Lula no dia 7 de maio. O vídeo em questão é de uma reação de algumas pessoas no shopping contra o ex-presidente. Só que, ao contrário do que mostram as imagens, o clima do local não estava “totalmente pró-Bolsonaro”. Assim como em muitos lugares, a preferência de candidatos estava dividida.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi hostilizado no shopping Del Rey em Belo Horizonte. O vídeo que está circulando online é do shopping Vitória, no Espírito Santo, e é de uma situação que não contou com a presença do ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: