Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula nomeia filho de Sérgio Cabral, Fernando Cabral Filho, para o TRE-RJ #boato

Lula nomeia filho de Sérgio Cabral, Fernando Cabral Filho, para o TRE-RJ #boato

Lula nomeia filho de Sérgio Cabral, Fernando, para o TRE-RJ, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula nomeou o filho de Sérgio Cabral, Fernando Cabral Filho, para o TRE-RJ. É a prova que a corrupção voltou.

Uma das bandeiras que continua sendo levantada pelas pessoas que fazem oposição ao governo Lula está na questão da acusação de casos de corrupção. A questão é que nem sempre argumentos são baseados em informações reais. A última delas aponta para uma nomeação do presidente.

Mensagens que circulam junto com uma publicação que aponta que Lula nomeou Fernando Cabral Filho para o cargo de desembargador eleitoral do TRE-RJ dão conta que o nomeado em questão seria filho do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Enquanto isso na sala de justiça… *_Filho do Sérgio Cabral, vira desembargador do TRE/RJ. Esse país não é sério, o crime aqui compensa_* Versão 2: Lula nomeia o filho de Sérgio Cabral para Juiz do TRE/RJ “Lula escolheu, nesta quinta-feira (20/4), o advogado Fernando Cabral Filho para o cargo de desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio.

Lula nomeia filho de Sérgio Cabral, Fernando Cabral Filho, para o TRE-RJ?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Principalmente por meio de prints no WhatsApp, a tal história se espalhou na internet. Só que a informação que aponta que Lula nomeou o filho de Sérgio Cabral é falsa. Na realidade, é falsa e óbvia.

Não é a primeira vez que fake news sobre “nomeações de figuras” circulam na internet. Já desmentimos, por exemplo, que a esposa de Marcola, Geddel Vieira Lima e Alexandre Frota foram nomeados por Lula.

Ao olhar com mais atenção sobre a publicação em questão, um “detalhe” não se encaixava. O nome do nomeado é Fernando Cabral Filho (o que pressupõe que ele é filho de alguém que se chama Fernando Cabral) e o nome do ex-governador é Sérgio Cabral. Não tem algo errado?

Sim, tem. Isso porque Sérgio Cabral não tem nenhum filho que se chama Fernando. De acordo com esta matéria, o ex-governador tem cinco filhos: Marco Antônio, João Pedro, José Eduardo, Tiago e Mateus. Ele não tem nenhum filho chamado Fernando.

Ao buscar pela trajetória de Fernando Cabral Filho, descobrimos que ele se chama Fernando Marques de Campos Cabral Filho e que há um ex-desembargador chamado Fernando Marques de Campos Cabral. Tudo indica que o indicado de Lula seja filho dele.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula indicou o filho de Sérgio Cabral para um cargo no TRE do Rio de Janeiro. Fernando Cabral Filho não tem nenhuma relação com o ex-governador do Rio de Janeiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm