Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Frota é confirmado como ministro da Cultura do governo Lula #boato

Alexandre Frota é confirmado como ministro da Cultura do governo Lula #boato

Alexandre Frota é confirmado ministro da Cultura governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ator Alexandre Frota foi confirmado como o novo ministro da Cultura do governo Lula. 

Desde quando o governo de transição de Lula começou a se formar, o que não tem faltado é especulação em torno de nomes de futuros ministros para 2023. No meio disso, diversas fake news têm circulado na Internet.

A última das histórias aponta que Alexandre Frota, deputado federal, teria sido escolhido para ser o futuro ministro da Cultura de Lula. O motivo seria a inclusão do nome dele no grupo que trata da transição na área da cultura.

Junto com mensagens que apontavam para a nomeação, o que não faltou foi comentários pejorativos. Leia algumas das mensagens que circula online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: ALEXANDRE FROTA, FUTURO MINISTRO DA CULTURA DO GOVERNO LULA!! FAZ O L Versão 2: É de cair o koo da calça, Alexandre frota para ministro da cultura Versão 3: O Alexandre Frota como ministro da Cultura vai tornar Brasília um cabaré de fato Versão 4: Colocar Alexandre frota como ministro da Cultura, é como se o Lula cuspisse em todos nós e rindo

Alexandre Frota foi confirmado como ministro da Cultura do governo Lula?

Como vocês puderam ler, teve gente que ficou em polvorosa com a suposta nomeação de Alexandre Frota como ministro da Cultura. Porém, a mensagem que aponta para a escolha dele não procede.

Como falamos, tem sido grande o histórico de fake news sobre supostos nomes escolhidos para os ministérios de Lula (você pode ver exemplos aqui e aqui). Se sairmos do governo Lula, temos uma fake news que chama atenção de 2018: a que apontava que o mesmo Alexandre Frota seria nomeado por Bolsonaro para o ministério da Cultura.

Assim como em 2018, as fake news foram geradas a partir de pura especulação. O próprio Lula já declarou que as pessoas que participam do gabinete de transição (na maioria, voluntário) não irão, necessariamente, participar do governo.

E se falarmos em nomes favoritos para a pasta da Cultura, sequer Alexandre Frota consta na lista. Ele pode até virar ministro, mas no quadro de agora é pouco provável.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Alexandre Frota foi escolhido como ministro da Cultura de Lula. Além de não existir um nome definido para a pasta (e Frota não ser um dos favoritos), o fato de estar no gabinete de transição não garante vaga a ninguém.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso