Boato – Ex-ministro de Lula condenado por lavagem de dinheiro, Geddel Vieira Lima, assumiu Secretaria Penitenciária da Bahia onde foi preso.
Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula e ex-chefe da Secretaria de Governo de Michel Temer, voltou a aparecer publicamente na cena política em 2022.
Nos últimos meses, Geddel participou de um evento que formalizou a aliança entre PT e MDB para o governo da Bahia e exaltou Lula. O fato chamou a atenção dos adversários, uma vez que Geddel foi preso, em 2017, após ser pego com quase R$ 51 milhões em seu apartamento, em Salvador (BA).
Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais desde abril, o ex-ministro Geddel iria assumir um novo cargo público. Segundo a publicação, Geddel vai assumir a Secretaria Penitenciária da Bahia, onde esteve preso após ser acusado e condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa, em 2017. Confira:
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
“PUTA QUE O PARIU !!!!!!!!!!! O PT é um acinte aos brasileiros. Gedel o Ladrão preso com 53 milhões de reais em dinheiro vivo é libertado pela “justiça” e nomeado para a Secretária Penitenciária pelo governador do Estado da Bahia, do PT! Isto é incrível”.
Geddel assume Secretaria Penitenciária da Bahia (onde esteve preso)?
A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente indignada na internet. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e de documentos oficiais que desmentem a história.
Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.
Como o assunto não é tão novo (começou a circular na internet em abril de 2022), fomos buscar mais informações sobre a história. E assim como já desconfiávamos, Geddel Vieira Lima não é o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia.
Na realidade, o “novo secretário” é José Antônio Maia Gonçalves, nomeado no dia 2 de abril de 2022. Antes de Maia Gonçalves assumir, o secretário interino responsável pela pasta era Luis Antônio Fonseca.
Se isso não bastasse, também descobrimos que, na época, a história surgiu após o compartilhamento de reportagens na internet que citavam a suposta informação. Entretanto, as reportagens da época se tratavam dos famosos “caça-cliques”. Isto é, títulos com informações bombásticas e, muitas vezes, falsas que não condizem com o conteúdo que está na matéria. Na oportunidade, um site afirmava que Geddel iria assumir o cargo, mas ao abrir a matéria, era possível ver que o site indicava que o novo secretário seria José Antônio Maia Gonçalves e que ele teria afirmado que foi indicado pelo MDB (ex-partido de Geddel).
Em resumo: a história que diz que Geddel assumiu a Secretaria Penitenciária da Bahia, onde permaneceu preso, é falsa! A história surgiu a partir de títulos sensacionalistas com informações erradas para ganhar cliques. Ao entrar na reportagem, a pessoa percebia que o título não tinha nada a ver com as informações contidas no texto da reportagem. Por fim, o novo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia é José Antônio Maia Gonçalves, nomeado no dia 2 de abril de 2022. Ou seja, a informação não passa de balela!
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3uwu4ra |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |