Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não se vacinou contra Covid-19 e usou cartão de vacinação falso #boato

Lula não se vacinou contra Covid-19 e usou cartão de vacinação falso #boato

Lula não se vacinou contra Covid-19 e usou cartão de vacinação falso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Enfermeira que teria aplicado vacina em Lula foi filmada dizendo que vai entregar o cartão de vacinação, mas que Lula não foi vacinado.

As investigações que apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria fraudado, com ajuda de assessores, os comprovantes de vacinação do SUS para poder viajar aos Estados Unidos têm dado o que falar.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que não foi só Bolsonaro que teria fraudado os cartões de vacinação contra a Covid-19. Segundo uma publicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teria cometido o crime. Ainda segundo a história, que circula por meio de vídeos em redes sociais, a enfermeira que teria vacinado Lula aparece em um vídeo dizendo que ele não foi vacinado, mas receberia o cartão de vacinação no dia do evento em que o presidente teria recebido a vacina. Confira:

Versão 1: “Lula recebeu cartão e não foi vacinado ? É isto q se ouve neste vídeo”. Versão 2: “ENFERMEIRA PARA LULA: “RECEBA O CARTÃO DE VACINA, SÓ QUE VOCÊ NÃO FOI VACINADO NÃO”. LULA NÃO SE VACINOU?”. Versão 3: “Eu já sabia que @LulaOficial  não se vacinou, apresentou um cartão falso. Mas quem liga né ???”.

Lula não se vacinou contra Covid-19 e usou cartão de vacinação falso?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Kwai e serviu de conteúdo para bolsonaristas tentarem limpar a barra do ex-presidente Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira e a explicação está no próprio vídeo usado como prova.

A mensagem apresenta caráter vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Assim como sempre explicamos por aqui, todas essas são características de fake news na internet.

Se isso não bastasse, histórias falsas sobre a Covid-19 que teriam ocorrido durante o governo Lula não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria tomado a vacina bivalente contra a Covid-19 com uma seringa vazia. Também a que indicava que Lula e Flávio Dino teriam liberado o uso da cloroquina no combate ao Covid-19, em 2023, e, por fim, a que apontava que Lucas Leiva, médico do Grêmio, teria tido problema cardíaco por causa da vacina contra a Covid-19.

Ao procurar pela origem do vídeo, descobrimos que ele foi gravado no mesmo dia em que Lula recebeu a vacina bivalente contra a Covid-19. Na oportunidade, o governo Lula lançou uma Mobilização Nacional pela Vacinação, incentivando o ato para ampliar a cobertura das vacinas oferecidas pelo SUS. As imagens não só mostram que Lula foi vacinado, como também foi vacinado em público.

Ao assistir o vídeo, é possível ver que o áudio está baixo e abafado. Além disso, o próprio sotaque também pode causar uma certeza confusão. Porém, é possível observar que a mulher fala: “receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não”. No momento, a enfermeira apenas lembrava Lula de que sem o comprovante de vacina, ele não poderia provar que havia sido vacinado.

O caso ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2023. E, logo após a divulgação do vídeo, a história começou a circular na internet. Em março de 2023, a publicação foi desmentida por serviços de checagem Aos Fatos e UOL Confere. Além de constatarem que a enfermeira apenas lembrou Lula de guardar o cartão de vacinação, os serviços de checagem também apontaram que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal desmentiu a história.

Em resumo: a história que diz que Lula não se vacinou contra a Covid-19 e teria usado um cartão de vacinação falso é falsa! Apesar do áudio baixo e abafado, é possível ver que enfermeira disse “receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm