Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina contra Covid-19 #boato

Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina contra Covid-19 #boato

Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Médico do Grêmio revelou em áudio que o jogador Lucas Leiva teve um problema cardíaco por causa da vacina contra Covid-19.

A grande maioria das fake news sobre vacinação que estão circulando nos últimos tempos não passam de “mais do mesmo”. Contrariando esse padrão, uma história “nova” começou a viralizar na internet.

Depois de o jogador de futebol Lucas Leiva (que jogou no Grêmio, Liverpool e seleção brasileira, entre outros times) anunciar o encerramento da carreira por conta de problemas cardíacos, mensagens em redes sociais começaram a dar conta que isso teria ocorrido por meio da vacinação dele contra a Covid-19.

Algumas das versões da história replicavam um post de Lucas Leiva do ano de 2021 no qual ele anunciou que se vacinou. Outras se davam em mensagens soltas. Nenhuma foi tão forte como um áudio atribuído ao “médico do Grêmio” sobre o caso. A mensagem que acompanhava o áudio dizia “Médico do Grêmio,  falando sobre Lucas Leiva e vacina”. Leia a transcrição do arquivo:

Confira o desmentido em vídeo:

Texto: Lucas Leiva, jogador do Grêmio, saúde de ferro, vai ter que se aposentar e não poderá jogar mais futebol porque depois da vacina desenvolveu miocardite….quem vai pagar por isto????? A Pfizer? A CBF que obrigou os atletas a se vacinarem? O Ministério da Saúde? Os que coordenaram o circo no senado e na câmara a favor da vacina ? Os juízes que condenaram e se fizeram de seres com mais conhecimento que os médicos? A indústria farmacêutica e médicos que bancaram a eficácia da vacina mas negligênciaram os estudos de tratamento precoce?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Não é um evento comum, mas é um evento que se dá em homens, em atletas de alto desempenho, né? Em que a vacina tem uma penetração e causa uma inflamação miocárdica e quando cicatriza, faz o remodelamento do tecido miocárdio, causa fibrose, refração, o que impede a ali da estimulação elétrica cardíaca, né?

Com isso o cara fica com uma sequela pra sempre e há um efeito pós vacinação assim, é um efeito encontrado com maior frequência nesses atletas, né? E aí a gente fica naquela, não havia cabimento qualquer de vaciná-los, né? Um cara com uma saúde monstruosa, jovem e tal, não tinha qualquer fator de risco pra desenvolver complicação por covid, ganha uma vacina dessas que não tem cabimento nenhum do cara fazer e agora acaba com a carreira do cara precocemente, tal qual o agueiro, ele, entre outros atletas aí no mundo afora, né?

Eh eu esperava pelo menos que o clube se se se colocasse assim olha tem tem uma associação possível lá de desse problema do do Lucas Leiva com o histórico passado de vacinação pra Pfizer feito sei lá na Itália ou feita aqui no Brasil quando o Tarseiro chegou no Grêmio ele foi obrigado a se vacinar porque na Turquia não né? Demorou pra poder estrear por conta disso, né? A CBF obriga os atletas a se vacinar. Isso é um crime, isso é um crime, né? É uma vergonha isso, né? E causa profunda irritação na Argentina.

Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina contra Covid-19?

Infelizmente, a tese se espalhou com muita força e rendeu comentários contra a vacina e contra o jogador. Só tem um detalhe: a história que aponta que o problema cardíaco de Lucas Leiva foi causado pela vacina contra a Covid-19 não tem qualquer comprovação ou mesmo endosso por parte do Grêmio.

Alguns detalhes acabam por derrubar a tese em questão. O primeiro está na própria fala do Grêmio, do médico do clube e de Lucas Leiva. Todo o anúncio foi feito em uma coletiva no dia 17 de março de 2023. É possível assistir abaixo:

Em nenhum momento, há a informação de que o problema cardíaco de Lucas Leiva foi causado pela vacina. Mais do que isso: o médico do Grêmio afirmou que em julho de 2022, quando o jogador foi contratado pelo clube, os exames médicos não detectaram qualquer problema nele.

E aí precisamos relacionar a um detalhe: o post de Lucas Leiva apontando que havia recebido a vacina contra a Covid-19 é de julho de 2021. Ou seja: um problema de saúde por conta da vacina (um evento extremamente raro) não teria ocorrido depois.

Conforme esta matéria do UOL, a fibrose no miocárdio pode ser causada por diversos fatores (nem sempre identificados). Até infecções (como a Covid-19) podem causar. O esforço físico intenso também pode causar a doença.

É importante citar também que não é possível comprovar que o autor do áudio é o “médico do Grêmio”. Pelo contrário: o discurso dos profissionais do clube vão em sentido contrário do que é dito no arquivo.

Só para terminar, o áudio em questão segue uma tese falsa que já desmentimos diversas vezes: a de que as vacinas causam um “grande dano” e que é melhor se infectar. Não só ter Covid-19 é mais arriscado que se vacinas como o risco de complicações cardíacas também é maior.

Resumindo: não há qualquer comprovação de que o jogador Lucas Leiva tenha parado de jogar por causa da vacina da Covid-19. Além de a relação causa-consequência não se encaixar com a vacina e o exame “admissional” no Grêmio, o áudio é anônimo e não condiz com a fala do clube sobre o caso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso