Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Lula e Flavio Dino liberam uso da cloroquina para combate à Covid-19 em 2023 #boato

Lula e Flavio Dino liberam uso da cloroquina para combate à Covid-19 em 2023 #boato

Lula e Flavio Dino liberam uso da cloroquina para combate à Covid-19 em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora, Lula e Flavio Dino resolveram liberar o uso da cloroquina para o combate à Covid-19. Vídeo mostra entrevista do ministro da Justiça em 2023.

É incrível que com quase três anos de pandemia e com quase 1.000 fake news desmentidas sobre o assunto em nosso site, ainda tem gente espalhando informação falsa sobre a eficácia da cloroquina para o combate da Covid-19.

A história que está circulando hoje aponta para um vídeo de  Flavio Dino falando que a cloroquina poderia ser utilizada no combate à Covid-19. Junto ao vídeo, há um sujeito falando que Lula e o ministro da Justiça e Segurança Pública liberaram a cloroquina agora em 2023. Leia as mensagens que circulam online e a transcrição do comentário em questão:

Versão 1: No governo Lula a Cloroquina está liberada e o discurso é que funciona. É fácil constatar que, claramente, o governo Bolsonaro sofreu um golpe por parte de vários atores com a intenção de colocar Lula no poder…

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Ueee, agora já pode usar remédios preventivos contra a COVID? É muita canalhice dessa raça ruim desgraçad@!!! Depois de deixarem morrer milhões pelo não uso – era Bolsonaro-, agora tá liberado!!! Fdp Hão de pagar por tudo!

Transcrição: Aí, os pseudos do cientista, que não fizeram faculdade de medicina, nada na área da saúde, quiseram empurrar em você que a cloroquina não servia pra nada e cassaram até médicos durante a pandemia e a recessão por Covid-19.

As restrições sanitárias não servem pra porra nenhuma, mas aí você viu jornalistas idiotas, militantes, muitos idiotas, forçando a você comer a comida que eles querem que você coma.

Mas aí, no governo Lula, você não vai ver nada dos vagabundos repórteres, um bocado de vagabundos descarados, falando em relação à incompatibilidade no discurso que eles defendiam, né?Aí agora, a cloroquina já serve pra alguma coisa. […]

O senhor citou essas mudanças, né? De paradigmas, de procedimentos sobre o uso da cloroquina, que passou a ser indicada, agora está até sendo distribuída aqui no estado. Como o senhor avalia essa situação em meio a essa polêmica toda nacional que a gente vive em relação à prescrição do medicamento?

Polêmica totalmente desnecessária, porque desde o mês de março eu afirmo e reitero que a cloroquina pode ser receitada pelos médicos. E nós sempre oferecemos aos médicos a oportunidade de receitar cloroquina, azitromicina, ivermectina, porque desde o mês de março afirmo e reitero que a cloroquina pode ser receitada pelos médicos, que a cloroquina pode ser receitada pelos médicos, que a cloroquina pode ser receitada pelos médicos.

Lula e Flavio Dino liberam uso da cloroquina para combate à Covid-19 em 2023?

O que não faltou foi gente compartilhando a história a torto e a direito na internet. Porém, não é verdade que Lula e Flavio Dino resolveram, agora em 2023, liberar o uso da cloroquina para combate à Covid-19.

Um mínimo de conhecimento da realidade já torna a tese estranha. Vamos racionar: a cloroquina era um possível fármaco a ser utilizado no combate ao coronavírus lá no início da pandemia. Ainda no meio de 2020, as esperanças de cura com o remédio foram enterradas (infelizmente).

A cloroquina só sobreviveu no mundo da retórica política (depois de um tempo acabou perdendo espaço até entre negacionistas, que passaram a “preferir” a ivermectina) por muito tempo. As vacinas chegaram e até tratamentos (ainda caros) para a doença foram desenvolvidos (além de procedimentos para minimizar mortes em internações). Não faz o mínimo sentido falar em cloroquina como cura em 2023.

Ao buscar por qualquer declaração de Lula e Flavio Dino sobre o remédio agora em 2023 nada encontramos em fontes confiáveis. Foi aí que descobrimos que a fala de Flavio Dino nada tem a ver com 2023. Na realidade, é uma entrevista à TV Mirante (afiliada da Globo no Maranhão) em maio de 2020.

Na época, havia uma crença de que a cloroquina poderia ser utilizada no tratamento contra a doença (algo que não se sustentou com o passar do tempo). O próprio Flavio Dino falou em 2021 que a “obsessão por cloroquina tem cara e cheiro de corrupção”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula e Flavio Dino passaram a recomendar a cloroquina para o tratamento contra a Covid-19. O vídeo que está viralizando é de 2020 e não há qualquer política do governo de uso do remédio para o combate ao coronavírus.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso