Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Picanha Card do programa Minha Picanha, Minha Vida foi lançado pelo governo Lula #boato

Picanha Card do programa Minha Picanha, Minha Vida foi lançado pelo governo Lula #boato

Picanha Card do programa Minha Picanha, Minha Vida foi lançado pelo governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo Lula acabou de lançar, por meio do Programa Minha Picanha, Minha Vida, o Picanha Card, cartão que dá direito a 5kg de carne por mês.

Vamos convir que, em meio a tantas fake news nocivas sobre o novo governo, as histórias relacionadas ao discurso de campanha de Lula em citava “picanha e cervejinha” são algumas das mais divertidas. Porém, como muita gente leva os causos a “sério demais”, cá estamos para falar de uma história.

Ontem, desmentimos que haja distribuição de picanha no Cras (não adianta bater lá para tentar). Hoje, a história é uma pouco mais sofisticada. Uma foto de um cartão da Caixa que seria do Programa Minha Picanha, Minha Vida está circulando como se fosse do Picanha Card.

Não bastasse isso, um vídeo de um cidadão recebendo o cartão pelos Correios “depois de fazer um cadastro no Caixa Tem” e comprando a carne e a “cervejinha” está viralizando online. O vídeo a gente não vai colocar aqui, mas leia algumas das mensagens que acompanham o vídeo e a foto:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Se não chegar nessa semana o Picanha Card, chega na próxima! Desculpa ter falado mal O meu chegou hoje! Versão 2: Pessoal, para quem tiver interesse. Já está disponível o cadastro do Picanha Card no App Caixa Tem. Versão 3: Pra vcs q votaram no Lula já esta disponível na caixa econômica e só ir lá e adquirir o seu picanha card kkkkkk FAZ O L LLLLLLL

Picanha Card do programa Minha Picanha, Minha Vida foi lançado pelo governo Lula?

O vídeo é um tanto quanto convincente (e vamos convir, deve ter dado trabalho produzir). Só que, infelizmente, a história que aponta para o programa e do Picanha Card é falsa.

Assim como explicamos ontem na questão das “carnes distribuídas no Cras”, o que Lula disse durante a campanha é que o brasileiro teria mais dinheiro e que poderia gastar com “churrasquinho e cerveja” (nos resta saber se isso vai mesmo acontecer).

Em nenhum momento, foi dito que haveria um benefício exclusivo para se gastar em um alimento específico. Por isso mesmo, ao verificar a história podemos ver que não há qualquer benefício de nome Minha Picanha, Minha Vida ou mesmo um cartão chamado Picanha Card.

Sobre o vídeo, uma coisa se tornou um mistério: como o sujeito conseguiu fazer com que o cartão passasse na máquina do supermercado. Logicamente, o cartão é falso. Então, temos duas teorias do que poderia ter ocorrido. 1) Na hora da produção do cartão, ele usou um chip de um cartão real. 2) Na hora de fazer o pagamento, ele colocou um cartão que funciona por baixo do cartão

Resumindo: essa é facinha e fizemos um desmentido protocolar (as pessoas têm acreditado em tanta coisa que achamos por bem fazer). Não procede a informação que aponta que Lula lançou um programa chamado Minha Picanha, Minha Vida e um cartão chamado Picanha Card. É uma fake news (até que “bacaninha”) que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso