Picanha Card do programa Minha Picanha, Minha Vida foi lançado pelo governo Lula #boato

Boato – O governo Lula acabou de lançar, por meio do Programa Minha Picanha, Minha Vida, o Picanha Card, cartão que dá direito a 5kg de carne por mês.

Vamos convir que, em meio a tantas fake news nocivas sobre o novo governo, as histórias relacionadas ao discurso de campanha de Lula em citava “picanha e cervejinha” são algumas das mais divertidas. Porém, como muita gente leva os causos a “sério demais”, cá estamos para falar de uma história.

Ontem, desmentimos que haja distribuição de picanha no Cras (não adianta bater lá para tentar). Hoje, a história é uma pouco mais sofisticada. Uma foto de um cartão da Caixa que seria do Programa Minha Picanha, Minha Vida está circulando como se fosse do Picanha Card.

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Não bastasse isso, um vídeo de um cidadão recebendo o cartão pelos Correios “depois de fazer um cadastro no Caixa Tem” e comprando a carne e a “cervejinha” está viralizando online. O vídeo a gente não vai colocar aqui, mas leia algumas das mensagens que acompanham o vídeo e a foto:

Versão 1: Se não chegar nessa semana o Picanha Card, chega na próxima! Desculpa ter falado mal O meu chegou hoje! Versão 2: Pessoal, para quem tiver interesse. Já está disponível o cadastro do Picanha Card no App Caixa Tem. Versão 3: Pra vcs q votaram no Lula já esta disponível na caixa econômica e só ir lá e adquirir o seu picanha card kkkkkk FAZ O L LLLLLLL

Picanha Card do programa Minha Picanha, Minha Vida foi lançado pelo governo Lula?

O vídeo é um tanto quanto convincente (e vamos convir, deve ter dado trabalho produzir). Só que, infelizmente, a história que aponta para o programa e do Picanha Card é falsa.

Assim como explicamos ontem na questão das “carnes distribuídas no Cras”, o que Lula disse durante a campanha é que o brasileiro teria mais dinheiro e que poderia gastar com “churrasquinho e cerveja” (nos resta saber se isso vai mesmo acontecer).

Em nenhum momento, foi dito que haveria um benefício exclusivo para se gastar em um alimento específico. Por isso mesmo, ao verificar a história podemos ver que não há qualquer benefício de nome Minha Picanha, Minha Vida ou mesmo um cartão chamado Picanha Card.

Sobre o vídeo, uma coisa se tornou um mistério: como o sujeito conseguiu fazer com que o cartão passasse na máquina do supermercado. Logicamente, o cartão é falso. Então, temos duas teorias do que poderia ter ocorrido. 1) Na hora da produção do cartão, ele usou um chip de um cartão real. 2) Na hora de fazer o pagamento, ele colocou um cartão que funciona por baixo do cartão

Resumindo: essa é facinha e fizemos um desmentido protocolar (as pessoas têm acreditado em tanta coisa que achamos por bem fazer). Não procede a informação que aponta que Lula lançou um programa chamado Minha Picanha, Minha Vida e um cartão chamado Picanha Card. É uma fake news (até que “bacaninha”) que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet