Fake News: Lula mudou as cores do Palácio do Planalto em homenagem ao PT

Boato – Foi só Lula se eleger como presidente para mudar as cores do Palácio do Planalto em homenagem ao PT e a esquerda.   

Texto da fake news

As cores do Brasil foram trocadas no Palácio do Planalto, pela cor de um partido político – prova cabal de que Lula não tem compromissos com o país, com o povo e com a constituição, mas sim somente, com os interesses de seu partido.  O vermelho deveria contar da fachada

Lula mudou as cores do Palácio do Planalto em homenagem ao PT?

A foto em questão é verdadeira, mas a história é falsa. Para começar, o Palácio do Planalto não está iluminado de vermelho no momento. O prédio passa por reformas no momento.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

A foto em questão é de 2015. Na época, o prédio foi iluminado de vermelho para uma campanha de conscientização contra a aids.

A foto em verde e amarelo também não tem relação com Bolsonaro. Porém, circula desde antes de Bolsonaro ter sido escolhido como presidente da República. A Agência Lupa também desmentiu a informação falsa.

Links de referência

http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/dilma-rousseff/fotos-gestao-dilma-rousseff/fotos-dilma/campanha-dezembro-vermelho

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45710401

https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2023/01/04/palacio-planalto-vermelho-lula

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet