Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não inaugurou o mesmo trecho da transposição do rio São Francisco que Bolsonaro

Lula não inaugurou o mesmo trecho da transposição do rio São Francisco que Bolsonaro

Lula inaugurou obra de transposição do São Francisco já inaugurada por Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Transposição do rio São Francisco, inaugurada por Bolsonaro, foi reinaugurada por Lula

Análise

A transposição do rio São Francisco foi um projeto que trouxe dignidade e esperança para muitos moradores da região Nordeste. A obra conseguiu levar água para milhares de nordestinos, trazendo qualidade de vida e se propondo a acabar com a crise hídrica na região.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria tentando roubar o trabalho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a publicação, Lula teria reinaugurado a transposição do rio São Francisco, inaugurada por Bolsonaro, em 2022. Confira:

Versão 1: “LULA reinaugurando a obra da transposição do Rio São Francisco que o BOLSONARO inaugurou em 2022. É muita falta de vergonha na cara! Só tinham meia duzia de gatos pingados”. Versão 2: “A CANALHICE EM PESSOA! BOLSONARO INAUGUROU A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM 2022. O CANALHA DO LULA DESLIGOU AS BOMBAS DEIXANDO OS NORDESTINOS UM ANO E MEIO SEM ÁGUA, E HOJE, PARA DIZER QUE A OBRA FOI DELE, AS REATIVOU. E TEM JUMENTO QUE ACREDITA”.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

A história foi amplamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e causou um enorme burburinho na internet. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir disso, procuramos por mais informações sobre o assunto e agora vamos te explicar, em detalhes, os motivos para não acreditar nessa história: 1) Qual é o contexto do vídeo que mostra a inauguração de transposição do São Francisco por Lula? 2) Lula inaugurou uma obra já inaugurada por Bolsonaro? 3) É verdade que o presidente mandou desligar as bombas do São Francisco?

Checagem

Qual é o contexto do vídeo que mostra a inauguração de transposição do São Francisco por Lula?

No dia 4 de abril de 2024, o presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, inauguraram a primeira etapa da Adutora do Agreste. A Estação Elevatória de Água Bruta fica localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. A liberação do primeiro trecho da Adutora do Agreste vai beneficiar nove municípios do Sertão e do Agreste pernambucanos.

No total, a obra custou R$ 124 milhões e recebeu recursos do governo federal e do governo de Pernambuco. Vale ressaltar que a primeira etapa ainda não está finalizada e prevê a construção de um novo trecho que vai beneficiar os municípios de Caruaru, Bezerros e Gravatá. Em seu discurso, Lula destacou a importância do projeto da transposição do rio São Francisco, ressaltando que agora Pernambuco terá água para todos os seus moradores.

Lula inaugurou uma obra já inaugurada por Bolsonaro?

Não. O trecho inaugurado por Bolsonaro, em 2022, é diferente do trecho inaugurado por Lula, em 2024. O Comprova, site de fact-checking, já havia desmentido a informação. De acordo com o Comprova, em outubro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro inaugurou o Ramal do Agreste, em Sertânia (PE), que faz parte da Adutora do Pajeú, e a Barragem de Campos.

As obras beneficiaram 20 municípios de Pernambuco e oito na Paraíba. Enquanto isso, o presidente Lula inaugurou a Estação Elevatória de Água Bruta, que faz parte da primeira etapa da Adutora do Agreste, em Arcoverde (PE).

É verdade que o presidente mandou desligar as bombas do São Francisco?

Não. Essa acusação se baseia em diversos episódios que não possuem comprovação e muito menos lógica. Em 2023, um defeito na Estação de Bombeamento BI-3, em Salgueiro (PE), deixou centenas de pessoas sem água. Segundo o Comprova, o defeito foi identificado ainda no governo Bolsonaro, mas o problema só foi solucionado em julho de 2023, já no governo Lula. Além disso, o Comprova destaca que várias pessoas têm associado a falta de água por problemas diversos às obras da transposição do rio São Francisco.

Se isso não bastasse, a equipe do Boatos.org também já desmentiu inúmeras informações falsas sobre as obras da transposição do rio São Francisco. Por exemplo, na história que dizia que o governo Lula teria aterrado a transposição do rio São Francisco para acabar com a água no Nordeste. Também na história que afirmava que Lula teria mandado fechar bombas da transposição do rio São Francisco no Nordeste e até uma história que dizia que a barragem de Sobradinho estourou, porque Lula fechou a transposição do rio São Francisco. A equipe do Boatos.org identificou que nenhuma dessas histórias possuía provas ou não eram verdadeiras.

Conclusão

Fake news ❌

Lula não inaugurou a obra de transposição do rio São Francisco que já havia sido entregue por Bolsonaro, em 2022. A obra inaugurada por Lula é um trecho diferente da obra inaugurada por Bolsonaro. Lula inaugurou a primeira etapa da Estação Elevatória de Água Bruta, que faz parte da primeira etapa da Adutora do Agreste, em Arcoverde (PE). Já Bolsonaro, na mesma região, inaugurou o Ramal do Agreste, em Sertânia (PE), que faz parte da Adutora do Pajeú, e a Barragem de Campos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).