Filho de Lula é expulso de restaurante no Recife (Pernambuco) #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que o filho do ex-presidente Lula é expulso do bar do Cuscuz, no Recife (Pernambuco).

Um dos tipos de fake news mais recorrentes dos últimos tempos é aquele que aponta que as pesquisas eleitorais estão erradas. Para tanto (como falamos no A Semana em Fakes de alguns dias atrás), vídeos e fotos falsos circulam por aí.

A última das histórias que circulam na internet aponta que o filho do ex-presidente Lula foi expulso de um restaurante no Recife (Pernambuco). A prova seria um vídeo que mostra a confusão em questão. Leia algumas das mensagens que circulam por aí e assista ao vídeo:

Versão 1: FILHO DO LULA SENDO RETIRADO DE RESTAURANTE. ROUBARAM TANTO E AGORA NÃO TEM MAIS LIBERDADE. Versão 2: Filho de Lula expulso de restaurante em Pernambuco Versão 3: *EXPULSO DE RESTAURANTE EM PLENA RECIFE, O FILHO DO MONSTRO SATÂNICO BARBUDO:*O filho do ladrão de nove dedos, sendo *EXPULSO DO BAR DO CUSCUZ NO RECIFE, ESTADO DO MONSTRO SATÂNICO BARBUDO, Lula filho expulso de restaurante rs Vem pra rua

Filho de Lula foi expulso de restaurante no Recife (Pernambuco)?

Não demorou para a história circular com todas as forças entre simpatizantes de Bolsonaro. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, a pessoa que está no vídeo não é o filho do ex-presidente Lula.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias em fontes confiáveis já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam na web têm características como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e a ausência de fontes confiáveis que comprovem que a pessoa é o filho de Lula.

Além disso, fake news que apontam que Lula ou “o filho” foram expulsos de estabelecimentos são comuns na internet. A história de hoje, por exemplo, já teve duas versões “similares”. Em uma, o boato era que Lula havia sido expulso de um restaurante no Recife. Em outro, o filho de Lula teria sido expulso.

Para fechar a “tríade” do nosso briefing, nada encontramos em fontes confiáveis sobre as informações contidas nas mensagens. Se o filho de Lula tivesse, de fato, sido expulso de um restaurante, isso viraria notícia.

Sem mais indícios, resolvemos buscar por elementos no vídeo. O principal confirmava uma das mensagens: de que o local era o Bar do Cuscuz (isso foi possível de ver pelo escrito “Cuscuzlândia” na parede). De acordo com um blog de notícias locais (aqui e aqui), a pessoa do vídeo era o empresário e influencer “Xinxa da Cebola”. Não tem nada de Lula ou de filho dele.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o filho do ex-presidente Lula foi expulso de um restaurante no Recife. Além de a história não constar em nenhuma fonte confiável, o vídeo que o acompanha é de uma confusão envolvendo um empresário local.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet