Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho de Lula é expulso de restaurante no Recife (Pernambuco) #boato

Filho de Lula é expulso de restaurante no Recife (Pernambuco) #boato

Filho de Lula foi expulso de restaurante no Recife (Pernambuco), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o filho do ex-presidente Lula é expulso do bar do Cuscuz, no Recife (Pernambuco).

Um dos tipos de fake news mais recorrentes dos últimos tempos é aquele que aponta que as pesquisas eleitorais estão erradas. Para tanto (como falamos no A Semana em Fakes de alguns dias atrás), vídeos e fotos falsos circulam por aí.

A última das histórias que circulam na internet aponta que o filho do ex-presidente Lula foi expulso de um restaurante no Recife (Pernambuco). A prova seria um vídeo que mostra a confusão em questão. Leia algumas das mensagens que circulam por aí e assista ao vídeo:

Versão 1: FILHO DO LULA SENDO RETIRADO DE RESTAURANTE. ROUBARAM TANTO E AGORA NÃO TEM MAIS LIBERDADE. Versão 2: Filho de Lula expulso de restaurante em Pernambuco Versão 3: *EXPULSO DE RESTAURANTE EM PLENA RECIFE, O FILHO DO MONSTRO SATÂNICO BARBUDO:*O filho do ladrão de nove dedos, sendo *EXPULSO DO BAR DO CUSCUZ NO RECIFE, ESTADO DO MONSTRO SATÂNICO BARBUDO, Lula filho expulso de restaurante rs Vem pra rua

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Filho de Lula foi expulso de restaurante no Recife (Pernambuco)?

Não demorou para a história circular com todas as forças entre simpatizantes de Bolsonaro. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, a pessoa que está no vídeo não é o filho do ex-presidente Lula.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias em fontes confiáveis já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam na web têm características como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e a ausência de fontes confiáveis que comprovem que a pessoa é o filho de Lula.

Além disso, fake news que apontam que Lula ou “o filho” foram expulsos de estabelecimentos são comuns na internet. A história de hoje, por exemplo, já teve duas versões “similares”. Em uma, o boato era que Lula havia sido expulso de um restaurante no Recife. Em outro, o filho de Lula teria sido expulso.

Para fechar a “tríade” do nosso briefing, nada encontramos em fontes confiáveis sobre as informações contidas nas mensagens. Se o filho de Lula tivesse, de fato, sido expulso de um restaurante, isso viraria notícia.

Sem mais indícios, resolvemos buscar por elementos no vídeo. O principal confirmava uma das mensagens: de que o local era o Bar do Cuscuz (isso foi possível de ver pelo escrito “Cuscuzlândia” na parede). De acordo com um blog de notícias locais (aqui e aqui), a pessoa do vídeo era o empresário e influencer “Xinxa da Cebola”. Não tem nada de Lula ou de filho dele.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o filho do ex-presidente Lula foi expulso de um restaurante no Recife. Além de a história não constar em nenhuma fonte confiável, o vídeo que o acompanha é de uma confusão envolvendo um empresário local.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso